Russo vai comandar seleção feminina de ginástica

por Victor Bastos seg, 15/07/2013 - 17:56

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou a contratação do russo Alexandre Alexandrov, considerado um dos melhores do mundo para comandar a seleção brasileira feminina de ginástica até os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Apresentado na última sexta (12), o novo treinador-chefe da equipe nacional já está em Três Rios (RJ) para iniciar os treinamentos e avaliações com as atletas da seleção.

“Agradeço a oportunidade. É uma grande honra participar desse projeto no Brasil. Espero que com o esforço conjunto entre o COB, a CBG e minha experiência, possamos atingir a meta de conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016”, afirmou Alexandrov em entrevista ao portal do Ministério do Esporte.

Além de Alexandrov, o espanhol Jésus Mórlan (canoagem), a japonesa Yuko Fujii (judô), e os técnicos de ginástica artística Margarita Vatnika e Vladimir Vatkin (Bielorrússia), são os estrangeiros que comandam equipes olímpicas do Brasil.

HISTÓRICO

Alexandrov ingressou na comissão técnica da equipe masculina da antiga União Soviética em 1971. Até Londres 2012, já pela Rússia e na seleção feminina, o treinador contribuiu para a conquista de mais de 20 medalhas olímpicas e mundiais.

Só nos Jogos Olímpicos de 2012, foi parte da conquista de seis medalhas (1 ouro, 2 pratas e 3 bronzes), entre elas a prata por equipes.

O russo esteve presente nos Jogos de Seul 88, Barcelona 92 e Londres 2012. Entre 1994 e 2000 foi morar nos Estados Unidos, onde preparou diversos atletas para os Jogos Olímpicos. Já em 2011 recebeu da Federação Russa de Ginástica o prêmio Gratidão Pessoal por Grandes Realizações em Ginástica Artística.

COMENTÁRIOS dos leitores