Carlos Burle fala da emoção sobre recorde em onda gigante

O recifense ainda comentou o resgate da surfista Maya Gabeira, “eu não sou herói, longe disso. Não acho que fiz o resgate da forma perfeita"

por Thiago Augustto qui, 07/11/2013 - 22:44
Thamiris Barbosa/LeiaJáImagens "Demorei muito tempo na onda, ela não acabava... Foi uma emoção muito grande”, contou Carlos Burle Thamiris Barbosa/LeiaJáImagens

O dia 28 outubro ficará na memória do pernambucano Carlos Burle por muito tempo. Naquela segunda-feira, o veterano surfista viveu momentos inesquecíveis: de alegria e apreensão. Aos 46 anos, o recifense surfou a maior onda de todos os tempos – 32 a 35 metros. Antes de o momento mais marcante da sua carreira, Burle ficou aflito, sua parceira de equipe, Maya Gabeira, sofreu um acidente. Por sorte, nada de mais grave aconteceu.  Ela quebrou o tornozelo na queda. 

"Surfar uma onda daquela é como se fosse pegar 'apenas' mais uma onda. Você na hora não pensa em recorde. Se concentra unicamente em não cair. Naquele momento, na onda, eu senti muitas coisas. Mas muito mais incômodo. Lembro que, em determinado momento, meu pé estava querendo sair da alça (da prancha) e coloquei-o de volta. Eu demorei muito tempo na onda, ela não acabava... Foi uma emoção muito grande”, contou.

Mas antes de viver a melhor experiência de sua vida, o surfista comentou de outro momento que lhe fez dividir as atenções.  “Cara, eu fiquei muito apreensivo pelo que aconteceu com Maya (Gabeira). Mas eu não poderia evitar. Ela se sente bem fazendo aquilo, ama o mar. Aquela foi uma das melhores ondas do dia, mas não deu e ela acabou caindo” comentou Carlos Burle, lembrando como foi feito o resgate. 

“Eu não sou herói, longe disso. Não acho que fiz o resgate da forma perfeita. Na hora, eu tive uma reação de acordo com a circunstância e isso deu certo, Talvez se eu tivesse pensado muito, as coisas não poderiam dar tão certo como deram”, assegurou. 

Quebra do recorde 

Garrett McNamara em novembro de 2011 surfou uma onda de 24 metros. A onda até hoje é homologada no Guinness Book como a maior onda da história. “Acho muito pretensão minha ficar pensando em recorde. Para falar a verdade, eu não sei de quantos metros foi esta onda que peguei. Mas se eu ficar falando em recorde vai dar a entender que eu não estou me preocupando com as demais coisas que aconteceram naquele dia”, explicou Carlos Burle. 

Crítica

Um dos maiores nomes no surfe de ondas grandes do mundo, Laird Hamilton, não digeriu a onda surfada por Carlos Burle – que pode ser a maior onda do mundo. O brasileiro analisou as críticas do havaiano. "Ele é um exemplo, mas ele nunca surfou Nazaré. Laird não tem autoridade de falar o que aconteceu naquele. Não da forma que ele falou. O que ele falou, deixa ainda maior o nosso feito. Ele estimulou as pessoas a pensarem: será que os surfistas foram inconsequentes? Eles vão ver que não”, finalizou.

COMENTÁRIOS dos leitores