Há 20 anos, Ayrton Senna conquistava sua última vitória

Corrida na Austrália marcou também a despedida do brasileiro da McLaren

por Nicoly Moreira qui, 07/11/2013 - 12:36
Divulgação Em 1993, o brasileiro venceu cinco GPs, entre eles, no Brasil Divulgação

Em 1993, durante o Grande Prêmio da Austrália, o brasileiro Ayrton Senna estava ciente que faria uma despedida. O piloto iria sair da equipe inglesa McLaren, time pelo qual conquistou todos os títulos na Fórmula 1. Entretanto, ele não sabia que subiria no pódio pela última vez, no dia 7 de novembro, exatamente há 20 anos. Aquele ano não foi dos mais fáceis para o piloto brasileiro. Além de encarar a Williams, que contava com o talento francês Alain Prost, Senna ainda tinha pela frente o novato Michael Schumacher, da Benetton.

Com o tempo de 1min13s371, Senna abriu o grid de largada, à frente de Prost (1min13s807) e Hill (1min13s826), na pista de Adelaide. Quando a corrida começou, Senna protegeu bem a posição e segurou atrás dele Alain Prost (Williams), Damon Hill (Williams), Michael Schumacher (Benetton), entre outros. Rubens Barrichello, que largara em 13º com a Jordan, escapou da batida pela grama e caiu para 18º.

Mesmo com as dificuldades na temporada, o tricampeão conseguiu cinco vitórias no ano, nos GPs do Brasil, da Europa, de Mônaco, do Japão e da Austrália. No final da temporada, o brasileiro ficou em segundo, a 26 pontos do campeão, Alain Prost. Com o pódio da Austrália, Senna conquistou 35 vitórias na carreira, dentre 96 corridas. Em 1994, ele substituiu Prost, na Williams por apenas três etapas. E no GP de San Marino, no dia 1º de maio, o brasileiro sofreu o acidente.

COMENTÁRIOS dos leitores