Vica: do discurso repetitivo ao prometido título
Técnico sempre colocou como objetivo a conquista da Série C até alcançá-lo
Vica foi anunciado como técnico do Santa Cruz no dia 21 de agosto. Àquela época, o time era o sétimo colocado na décima rodada da Série C e acabara de perder para a Luverdense, fora de casa. Aliás, até então, o Tricolor não havia vencido nenhuma partida longe de seus domínios. Contudo, a chegada do novo treinador alterou os paradigmas no Arruda. A postura mudou e o discurso também. E se hoje o Santa Cruz é campeão brasileiro da Série C, um dos responsáveis é o comandante que sempre colocou como objetivo, além do acesso, o título.
“Missão dada é missão cumprida. Merecemos o título e os jogadores foram brilhantes”, afirmou Vica, que elencou alguns dos fatores que levaram o Santa Cruz ao título.
“Foi de tudo um pouco. A diretoria sempre me respeitou, os jogadores entenderam o que era para fazer, porque sozinho a gente não faz nada. De repente, eu estava certo com esse pensamento”, disse. E sobre o futuro, o treinador deixou em aberto. “Incerto”, concluiu
“Já conhecíamos o campeão da Série A, vimos o Botafogo-PB na Série D e o Palmeias na B. Futebol não é só história, só camisa. Então, nós temos que valorizar esse título. Temos que entrar nesse seleto grupo de vencedores e o Santa Cruz tem que acostumar a ser campeão novamente”, disse o técnico Vica, quando ainda especulava-se a possibilidade de o Tricolor pernambucano querer o título ou não.
Bicampeão alagoano pelo Asa, Vica sempre foi um dos entusiastas com a conquista da Série C. É um título nacional que nem ele e nem o Santa Cruz tinham. Por isso, ele valorizou desde o começo, quando muitos preferiam minimizar. “O clube tem um potencial a nível nacional e o título de um Campeonato Brasileiro vai acentuar isso e valorizar muito o Santa Cruz. A conquista precisa ser valorizada”, reafirmava a cada entrevista coletiva.
A mudança no clube não ficou apenas no discurso. O Santa Cruz era um time inconstante. Com a chegada de Vica, esse panorama foi alterado. A equipe ganhou forma, Dênis Marques foi barrado após faltar treinamento, André Dias supriu a necessidade de artilheiro, o tabu de nunca ter vencido fora de casa foi quebrado e a uma vaga no G-4 era do Tricolor. A classificação para a segunda fase veio de forma antecipada e duas vitórias sobre o Betim levaram o clube de volta à Série B.
Agora com o título da Série C, Vica comemora, se emociona e valoriza cada passo dado com o Santa Cruz durante a competição. “Sabíamos das dificuldades que iríamos passar e que o clube tinha. Estou muito feliz em fazer parte de uma conquista com o Santa Cruz. Temos agora que pensar no futuro e imaginar mais vitórias e conquistas”, festejou o treinador.