Meier, o suíço-brasileiro da Copa das Nações
Mineiro, Stephan se mudou para a Europa aos quatro anos
A seleção suíça de futebol de areai já treinou nas praias do Recife. Nesta quarta-feira (18) os europeus fizeram um leve aquecimento no Pina, além de um jogo treino contra a equipe de beach soccer do Sport. No meio dos atletas estrangeiros, um brasileiro se destaca. O sorriso de Stephan Meier não engana: tem canarinho na esquadra suíça.
Nascido em Minas, Meier viajou para a Europa aos quatro anos. Filho de pai suíço e mãe brasileira, tem o sotaque arrastado, como o de um gringo que ainda está aprendendo a nossa língua-mãe. “Só vim no Brasil quatro vezes. Uma delas foi aqui para Pernambuco. Fiz um passeio com a família. Fui para a Suíça muito novinho. Porém, meus pais me incentivaram a continuar falando o português”, ressaltou.
Segundo o atleta, as maiores dificuldades dos suíços em Pernambuco serão o clima e a praia. “Onde moramos, nesse momento, está fazendo um ou dois graus negativos. Em Recife está 30. Além disso, fizemos uma viagem muito longa. Os outros atletas já estão mais acostumados, porque chegaram no domingo (15). Mas, eu cheguei ontem (terça, 17), então ainda estou sentindo um pouco essa diferença”, explicou. “Na Suiça, também não tem praia. Nós buscamos a areia de outros países, como a Alemanha. A bola aqui é muito rápida. Tudo é diferente para a gente.”
No jogo treino, a primeira derrota em solo pernambucano. Com dois gols de Ednaldo Du, o Sport venceu a Suiça por 5x2. Para o suíço-brasileiro, nada de desespero pela derrota. “O resultado do jogo contra o Sport Recife não era importante. Queríamos mesmo era nos acostumar com essa areia, nos mover. Amanhã (quinta, 19) teremos o treino oficial no estádio, depois o jogo contra o Brasil. É lá que conta.”