Sato crava pole e Kanaan sai em 2º na 1ª prova da Indy
Após um longo atraso provocado por uma forte tempestade e ameaçada de tornado, o treino de classificação da primeira etapa da Fórmula Indy de 2014 foi realizado na noite deste sábado (29), em St. Petesburg, nos Estados Unidos, onde o japonês Takuma Sato acabou garantindo a pole ao cravar o tempo de 1min01s868.
Essa será a quarta vez que o piloto da equipe Foyt largará do topo do grid na categoria, sendo que ele terá ao seu lado na primeira fila o brasileiro Tony Kanaan, da Ganassi, que assegurou o segundo lugar ao cronometrar 1min02s163 na sua melhor volta na sessão classificatória.
Outro brasileiro nesta prova de abertura da Indy, Hélio Castroneves, da Penske, largará apenas do décimo lugar do grid, com o tempo de 1min03s663. Assim, ele ficou bem distante do grupo dos cinco mais bem colocados do treino. Atrás de Sato e Kanaan, Ryan Hunter-Reay, da Andretti, com 1min02s216, Will Power, da Penske (1min02s395), e Scott Dixon, da Ganassi (1min02s445), sairão respectivamente da terceira, quarta e quinta posições.
Já o colombiano Juan Pablo Montoya, que voltou à categoria neste ano como titular da Penske, fez apenas o 18º tempo entre os 22 pilotos que foram para a pista na sessão classificatória. A largada da etapa de St. Petesburg da Fórmula Indy será às 16h20 (horário de Brasília). A prova terá transmissão ao vivo pelo canal BandSports.