Pole, Pedrosa encerra domínio de Márquez na MotoGP
Foram seis poles e seis vitórias em seis corridas disputadas neste Mundial de MotoGP. Desta forma, o espanhol Marc Márquez vem mostrando que é o grande favorito a conquistar o bicampeonato da categoria máxima da motovelocidade. Neste sábado, porém, o seu compatriota Dani Pedrosa encerrou o domínio absoluto do atual campeão ao conquistar a primeira posição do grid de largada da etapa da Catalunha, marcada para acontecer neste domingo, na Espanha.
Ao cravar o tempo de 1min40s985, o piloto da Honda garantiu a pole no circuito de Montmeló, enquanto Márquez, seu companheiro de equipe, ficou em terceiro lugar ao cronometrar 1min41s135 na sua melhor volta. Ele também foi superado por outro espanhol, Jorge Lorenzo, da Yamaha, que largará em segundo ao percorrer seu melhor giro na pista em 1min41s100.
Márquez trocou de moto por duas vezes durante o treino deste sábado e chegou a liderar o Q2 (segunda e última parte da sessão classificatória), mas depois viu Pedrosa e Lorenzo superarem o seu tempo. Sob pressão, o líder do campeonato acabou errando a menos de um minuto para o final do treino. Ele sofreu uma queda na curva 1 do circuito e deu adeus às chances de brigar pela pole. Essa foi, por sinal, a primeira queda sofrida pelo campeão nesta temporada.
A quarta posição do grid foi conquistada pelo alemão Stefan Bradl, da LCR Honda, que cravou o tempo de 1min41s220 e ficou logo à frente de Valentino Rossi, da Yahama. Atual vice-líder do Mundial, o piloto italiano marcou 1min41s290.
Já o espanhol Aleix Espargaró, que havia sido o mais rápido dos treinos livres de sexta-feira, desta vez obteve o sexto posto do grid de largada pela Forward, outra equipe cuja moto conta com propulsor da Yamaha. O italiano Andrea Dovizioso (Ducati), o britânico Bradley Smith (Yamaha Tech 3), o colombiano Yonny Hernandez (Pramac) e o espanhol Pol Espargaró (Yamaha Tech 3) completaram, nesta ordem, o grupo dos dez primeiros colocados.
A corrida deste domingo está marcada para começar às 9 horas (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV 2.