Pernambucano inicia disputa do Mundial de Optimist
Tiago Monteiro é o único competir nordestino na equipe, que conta com mais quatro atletas brasileiros
O velejador Tiago Monteiro inicia nesta quarta-feira (22), a disputa do Campeonato Mundial de Optimist, que será realizado de até o dia 31 de outubro, no Náutico San Isidro Club, em San Isidro, na Argentina. A competição, que reúne os cinco melhores velejadores de cada país, terá 214 velejadores de 51 países. Ao todo, serão realizadas até 12 regatas, sendo até três por dia, dependendo das condições do vento.
“Estou muito bem preparado. Sempre foi um sonho participar do Mundial. Era um objetivo que eu vinha mirando há um bom tempo”, comentou o pernambucano. Tiago Monteiro, único nordestino na equipe, estará ao lado de mais quatro brasileiros - Tiago Quevedo (RS), Gustavo Abdulklech (RJ), Gabriel Camargo (RS) e Clara Penteado (RJ).
A última vez que Pernambuco classificou um velejador de Optimist para o mundial foi no final da década de 90, com as irmãs Roberta e Andréa da Rosa Borges, em 1999. Antes delas, em 1978, Flávio Melo se tornou o primeiro pernambucano a se classificar para o mundial da categoria.
A preparação de Tiago para o Mundial foi intensa. Na parte técnica, além dos treinamentos no Cabanga, supervisionados pelo seu técnico Edival Júnior, a jovem revelação da vela pernambucana participou de um Sul-Americano, na Venezuela; de uma Clínica de Vela promovida pela CBVela em São Paulo e de um torneio preparatório, no Rio de Janeiro. Para complementar a parte técnica, Tiago também cuidou do emocional, outro grande adversário.
Com informações de assessoria