Vela Pernambucana prestes a fazer história
O velejador Tiago Monteiro está próximo de chegar ao mundial pelo segundo ano consecutivo e tornar-se o maior nome do esporte no estado
Começou nesta quarta-feira (11), em Santa Catarina, o 37º Campeonato Brasileiro de Optimist e Pernambuco está representado na competição pela flotilha do Cabanga Iate Clube. A maior esperança do estado no torneio está depositada no velejador Tiago Monteiro, que pode se tornar o maior atleta pernambucano da classe, se conseguir se classificar para o mundial de optimist pelo segundo ano consecutivo.
O velejador não decepcionou na estreia na competição, nas duas provas que disputou ontem terminou uma em segundo lugar e a outra na quarta colocação. Com esses resultados Tiago encerrou o primeiro dia no terceiro lugar geral do torneio.
Na primeira colocação está o gaúcho João Emílio, vencedor das duas provas que disputou. Tiago Quevedo, também do Rio Grande do Sul, atual campeão brasileiro e número um do Brasil, está no segundo lugar da competição.
O sul-brasileiro serve como seletiva para três competições internacionais, o mundial de optimist, de 25 de agosto a 5 de setembro, em Kamien Pormoski, na Polônia; Campeonato Europeu, de 16 a 24 de julho na Grã-Bretanha; e o Norte Americano, de 5 a 12 de julho, na Antígua, no Caribe.
A Associação Brasileira da Classe de Optimist (ABCO) estabelece o ranking geral a partir da soma dos pontos das doze regatas realizadas no sul-brasileiro e das doze do recente Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado no início do ano no Rio de Janeiro. Descartando os quatro piores resultados de cada velejador.
Com os resultados do primeiro dia de competições, Tiago Monteiro continua no segundo lugar deste ranking e, portanto garantindo vaga no mundial. Os que terminarem da sexta a oitava colocação mais a primeira mulher do ranking disputarão o Campeonato Europeu. Para o norte americano se classificam os atletas que terminarem da nona a 19ª posição, além das quatro melhores velejadoras brasileiras da categoria.
Outros Pernambucanos já disputaram o mundial da classe, a última vez antes de Tiago foi na década de 90 com as irmãs Roberta e Andrea da Rosa Borges, em 1999. Antes delas também houveram Hans Hutzler, em 1985 e Flávio Melo em 1978, o primeiro pernambucano a disputar um mundial. Porém nenhum desses conseguiu alcançar a classificação por duas vezes, feito que Tiago Monteiro está prestes a bater.
Estreante
Além do bom início de Tiago Monteiro na competição, a flotilha pernambucana conseguiu outro bom resultado no dia de ontem. Na categoria estreante que reúne atletas que nunca participaram de nenhuma regata oficial da classe até o dia 31 de janeiro de 2014 e nenhuma Copa do Brasil de Optmist, o velejador João Cardoso, de apenas sete anos, terminou o primeiro dia na liderança da competição. Nessa categoria apenas oito regatas são realizadas podendo ser até duas por dia dependendo das condições do vento.