15 brasileiros já garantidos para as olimpíadas de 2016

País que contar com delegação de cerca de 400 atletas

por Rodrigo Malveira qua, 05/08/2015 - 14:20

Faltando apenas um ano para a realização os jogos Olímpicos de 2016, 15 atletas Brasileiros já estão garantidos na briga por medalhas no Rio. São representantes de seis modalidades diferentes, entre eles a pernambucana Yane Marques, do pentatlo moderno, inclusive sendo a primeira mulher brasileira a ter sua vaga garantida na competição do próximo ano. Além dela tênis de mesa, maratona aquática, vela, salto ornamental e tiro esportivo também já têm definidos alguns de seus competidores.

Por ser o país sede, o Brasil possui vaga garantida na maioria das modalidades coletivas e pode convidar atletas para modalidades individuais. O país inclusive já estima uma delegação de 400 competidores para a disputa. Porém, apesar disso, as delegações devem definir seus convocados apenas entre junho e julho do ano que vem. Será onde os atletas nacionais já terão seus índices consolidados para a competição.

Contudo, também já existem as modalidades com equipes já fechadas, como é o caso da maratona aquática. Após a disputa do mundial de natação realizado em Kazan, na Rússia. Com direito a uma vaga masculina e outra feminina, sendo elas de Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha, o Brasil acabou ganhando também uma vaga a mais, Poliana Okimoto terminou a competição entre as dez primeiras da prova de 10km e será mais uma a representar o país.

Na vela, boa parte da equipe também já está definida, das 15 vagas disponíveis, sete já foram preenchidas. Todas com base em competições disputadas desde 2013. O restante da equipe deverá ser definida até dezembro. Entre os nomes garantidos estão: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan; Jorge Zarif; Martine Grael e Kahena Kunze; Patrícia Freitas e Ricardo Winicki. 

As outras delegações como os saltos ornamentais, tiro e tênis de mesa ainda possuem poucos atletas garantidos. No salto, César Castro também garantiu vaga após o mundial de Kazan. Já no tênis de mesa, o jovem Hugo Calderano, de 19 anos conquistou a vaga após o ouro no Pan de Toronto. Pelo jogos Pan-Americanos também se classificaram os dois representantes do tiro, Felipe Wu, medalha de ouro na competição e Cássio Ripel.

COMENTÁRIOS dos leitores