Dia Nacional do Futebol em Guarulhos

No Dia Nacional do Futebol, saiba como funciona o esporte mais popular no mundo na cidade de Guarulhos

Leiajá / Antonio Henrique por Antonio Henrique Pinheiro ter, 19/07/2016 - 15:29
Divulgação Estádio Antônio Soares de Oliveira, ninho do Corvo, como é conhecido o estádio do Flamengo de Guarulhos Divulgação

Em 19 de julho é celebrado o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em 1976, à época CBD (Confederação Brasileira de Desportos), em homenagem ao time mais antigo em atividade do país, o Sport Clube Rio Grande, do estado do Rio Grande do Sul, que está na ativa desde 1900.

Mas hoje vamos falar sobre como é o futebol na cidade de Guarulhos. Quem são os times profissionais da segunda maior cidade do estado de São Paulo, quais campeonatos que disputam e os títulos? Ainda vamos descobrir como é o futebol de várzea. Valter Santos é diretor do time de Veteranos do São João, que disputa os campeonatos de várzea e falou sobre como é o futebol de várzea na cidade. 

LeiaJá - Há quanto tempo você está no futebol de várzea em Guarulhos? 

Valter Santos - Eu comecei a ir no campo do São João em 1983. Hoje, tenho bom relacionamento e conhecimento com esquipes, jogadores e, principalmente, com os veteranos. 

LeiaJá - Você que organiza os campeonatos ou tem algum papel administrativo junto ao times? 

Valter Santos - Hoje não organizo mais. Mas já organizei os campeonatos de veteranos até 2009, hoje sou apenas diretor e torcedor do São João Veteranos.

LeiaJá - Como você vê o futebol de várzea em Guarulhos? 

Valter Santos - Nosso futebol sobrevive por investimentos próprios, pois a nossa prefeitura não dá apoio. Vive basicamente de vereadores que bancam alguns campeonatos e fardamentos para as equipes. 

LeiaJá - Você tem conhecimento ou já viu algum atleta guarulhense sair da várzea, em Guarulhos, e conseguir jogar em um clube profissional? 

Valter Santos - Sim, claro, temos o zagueiro Pereira que jogou no Santos, no Grêmio, Coritiba e Vasco; o Roni que jogou na Coreia do Sul e mais recentemente o Davi e o Kim que jogam nos Emirados Arabes. 

LeiaJá - O que o futebol de várzea representa para a cidade de Guarulhos e, principalmente, para você? 

Valter Santos - Tenho certeza que o futebol de várzea representa muito, pois é uma válvula de escape e uma paixão. E para mim é especial, é tudo o que sou! Através dele, conheci pessoas maravilhosas que fizeram e fazem parte da minha vida. Um domingo que fico longe do campo é como se fosse um dia a menos que vivi.

Em Guarulhos existem os times profissioanais de futebol, que disputam competições da Federação Paulista de Futebol (FPF), os que se destacam são o Flamengo de Guarulhos e o AD Guarulhos. 

Em 1954, foi fundado a Associação Atlética Flamengo, no dia 1° de junho, pela carioca Guiomar Pereira Xavier, que era torcedora do Flamengo do Rio de Janeiro. No período entre os anos 1969 e 1977, o Corvo, como é apelidado, foi heptacampeão do campeonato guarulhense. Com grandes resultados, o Flamengo foi se profissionalizando. A filiação à FPF ocorreu em 1979, jogando a quinta divisão, na década de 80, foi contruido o seu estádio, Antônio Soares de Olveira, no bairro Jardim Tranquilidade, Mas o corvo não obteve muitas glorias no profissional, voltando ao amadorismo até o final da década de 90. Já nos anos 2000, o Rubro-Negro voltou ao profissional. Em 2004, o time guarulhense quase ganhou o acesso a elite do futebol paulista, chegando no quadrangular final, disputou a vaga com a Inter de Limeira, Taubaté e Taquaratinga. Ficando na lanterna da chave com apenas três pontos. Hoje, o Corvo disputa a Serie A-3 do campeonato paulista. O Flamengo não disputa o campeonato brasileiro, pois a Serie A-3 não tem sistema de classificação para o campeonato nacional. 

O outro time profissional na cidade é a Associação Desportiva Guarulhos, AD Guarulhos, como é chamado pelos moradores da cidade. O AD Guarulhos foi fundado em 1964 com outro nome, chamado Associação Desportiva Vila das Palmeiras, em homenagem ao bairro onde foi fundado e nas cores verde e branca em homenagem ao Palmeiras, time da capital paulista. O Índio, como é apelidado, disputou competições amadoras até 1980. Em 1981, o clube começou a disputar campeonatos profissionais da Federação Paulista de Futebol. O nome Associação Desportiva Guarulhos foi adotado em 1994, igualmente com as cores azul, branco e vermelho, as mesmas cores da bandeira da cidade de Guarulhos. Hoje em dia, o AD Guarulhos disputa a quarta divisão do campeonato paulista. 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores