Confira as estatísticas sobre o primeiro turno da Série B

Nas estatísticas gerais da competição, o equilíbrio é visto principalmente entre as equipes que brigam pelo G4

por Rodrigo Malveira seg, 15/08/2016 - 07:55
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Náutico é uma das equipes que possui melhor rendimento na Série B, no entanto ainda não ocupa o G4 Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Confirmando todas as expectativas do primeiro turno da Série B, o Vasco não vem decepcionando e parece já ter o caminho de volta para Série A bem traçado para o a segunda parte da competição. Superior aos demais adversários, com 39 pontos, os cariocas já abriram quatro de diferença em relação ao segundo e nove em relação ao quinto colocado. Na parte de baixo da tabela o turno foi encerrado com pelo menos três equipes já com a corda no pescoço: Sampaio Correia (12 pts), Joinville (17 pts) e Tupi (18 pts).

Nas estatísticas gerais da competição, o equilíbrio é visto principalmente entre as equipes que brigam pelo G4. Vasco, Ceará, CRB e Náutico integram boa parte dos números positivos do primeiro turno. Destes apenas os alvirrubros pernambucanos não finalizaram a primeira parte dentro do grupo de acesso, ficando com a 6ª posição. Dentro dos números negativos, sem nenhuma surpresa, prevalência do Sampaio Correia. 

Dentro dos destaques individuais da competição, o maior fica por conta do atacante Gustavo, do Criciúma, que terminou o turno com a artilharia da disputa, com 11 gols, desbancando o experiente meia Nenê, do Vasco. Ele também é um dos atletas que mais finalizou nas partidas em que esteve em campo. Porém, em meio aos números positivos, ele também tem um dado negativo, é o atacante que mais vezes fica em impedimento. 

Confira abaixo alguns dados sobre o primeiro turno da Série B com números baseados em cálculos do Footstats e do Departamento de Matemática da UFMG: 

Raio X Série B

Melhores Mandantes

Uma das grandes surpresas da competição está no mando de campo. Duas das melhores mandantes da competição não terminaram o turno entre o G4. A única exceção nesse quesito é o Ceará. Quem lidera a competição por meio de vitórias conquistadas como mandante é o Brasil de Pelotas. Dos 30 pontos feitos pelo time, que atualmente é o 5º colocado, 24 foram conquistados jogando em casa, com sete vitórias, três empates e nenhuma derrota. Em seguida vem os cearenses, vice-líderes, com 23 pontos em 10 jogos, sendo sete vitórias, dois empates e uma derrota. Já o Náutico aparece como terceiro melhor mandante ao fim do primeiro turno da Série B, 22 dos 28 pontos alvirrubros foram feitos na Arena Pernambuco, foram nove jogos, sete vitórias, um empate e uma derrota.

Piores Mandantes 

Entre as piores campanhas em casa, todas as três são de times que integram o temido Z4: Sampaio Correia, Joinville e Goiás. Jogando no Castelão, os maranhenses fizeram 10 pontos dos 12 conquistados ao término do turno. Foram nove jogos com duas vitórias, quatro empates e três derrotas. Em seguida aparecem os catarinenses, com os mesmos 10 pontos conquistados em nove jogos. E a terceira pior campanha pertence ao Goiás com apenas 12 pontos feitos no Serra Dourada e abrindo a zona de reabaixamento da Série B.

Melhores visitantes

Como visitantes indigestos, nenhuma surpresa. Todas as equipes que mantiveram uma boa campanha jogando fora de seus domínios integram o G4 da segunda divisão. O Vasco com 18 pontos somados em 10 jogos, foram cinco vitórias, três empates e duas derrotas. A segunda melhor campanha é do CRB, foram 17 pontos feitos por meio de cinco vitórias, dois empates e três derrotas. Fechando o trio está o Ceará com 12 pontos em nove jogos, três vitórias, três empates e três derrotas.

Piores visitantes

Mais uma vez com times da zona de rebaixamento encabeçando a lista, o único que se salva é o Avaí, que, no entanto está ali próximo da zona da degola. A pior campanha fora é do Tupi, com apenas um ponto somado em nove partidas. Em seguida, aparece novamente o Sampaio Correia com apenas dois pontos conquistados, também em nove jogos. E por último os catarinenses com saldo de três pontos em dez jogos, todos obtidos através de empates.

Melhores ataques/Finalizações certas

O primeiro turno da Série B provou que quem arrisca mais chutes a gol tem mais chances de acertar. Dois dos times que mais finalizaram em gol são os que tem o melhor ataque da competição até aqui Vasco (31 gols) e Náutico (30 gols). Os cariocas tem um total de 105 finalizações certas, enquanto os alvirrubros têm 101. O único que não se encaixa nesse quesito é o CRB, terceiro melhor ataque da competição, mas apenas o 7º que mais finaliza. No quesito pior ataque, mais uma vez o Sampaio Correia é dono dos números negativos, com 11 gols marcados.

Melhores defesas

Das melhores defesas da competição, apenas o Atlético-GO integra o G4. Os goianos sofreram 14 tentos no primeiro turno. As demais são a do Londrina (15) e Bahia (17), ambos os times ocupam o meio da tabela. O Sampaio Correia mais uma vez da conta dos números negativos com a pior defesa tendo sofrido 29 gols em 19 partidas.

Mais faltosas/Mais cartões amarelos

Dentre os números de equipes mais faltosas e mais punidas com amarelo da competição, o Londrina é o único a integrar o topo de ambas as listas. Os paranaenses são o segundo time mais faltoso da Série B, com 351 cometidas, porém são os mais punidos com cartões amarelos tendo recebido 64 até o momento. O time mais faltoso da Série B é o Paysandu, com 336 cometidas, completa a lista o Brasil de Pelotas com 334. O jogador que mais comete faltas é Washington, do Brasil de Pelotas.  Nas estatísticas dos times mais punidos, completam a lista o Avaí, com 58 amarelos e o Vasco, com 56. Os atletas que mais receberam cartões até aqui foram o uruguaio Gastón Filgueira, do Náutico; o zagueiro Rodrigo, do Vasco; e o volante Victor Bolt, do Vila Nova; todos já somam oito amarelos.

Mais cartões vermelhos

Vila Nova e CRB são as equipes que mais tiveram atletas expulsos na Série B durante o primeiro turno. Ambas tiveram seis atletas mandados para fora de campo mais cedo. No entanto, a estatística que mais impressiona é o do Vila Nova, onde três dessas expulsões foram do mesmo jogador, o volante Victor Bolt, o atleta com mais vermelhos da segunda divisão até aqui.

Desarmes certos

Quem mais acerta nos desarmes na competição é o Náutico, foram 348 efetuados, liderando as estatísticas. Em seguida aparece o Joinville, com 324 desarmes, e o Brasil de Pelotas, com 321. O líder em roubadas de bola é o volante Richardson do Ceará, com 61.

Impedimentos

O Criciúma é o líder em estatísticas de impedimento e com o jogador que mais vezes foi parado pela arbitragem por posição irregular. Os catarinenses acumulam 57 impedimentos na competição, sendo 27 destes apenas do atacante Gustavo. Em seguida aparecem Londrina e Luverdense, ambos os times com 49 impedimentos.

Mais perda de bola

Os times que mais perdem a bola na Série B não tem um denominador comum, enquanto alguns brigam contra o rebaixamento, outros brigam pela parte de cima da tabela. Oeste é o time que mais perdeu a posse de bola no primeiro turno, foram 786 vezes. Após os paulistas aparecem Joinville (771), Paraná (763) e Náutico (681). O atleta que tem maior índice de perda de bola é o meia Robson Fernandes, do Paraná, com 130 vezes.

Maiores sequências invictas

A maior sequência invicta da Série B, vem de um time que curiosamente trocou de técnico recentemente saiu Dal Pozzo e voltou Dado Cavalcanti, o Paysandu. Os paraenses conquistaram 12 jogos de invencibilidade, durante as 19 rodadas, porém como boa parte desses resultados foi construída por meio de empates, o Papão não figura entre os primeiros colocados, ocupando a 12ª posição. As demais sequências de invencibilidade pertencem ao Vasco, com cinco jogos e ao Oeste, com quatro jogos.

Maiores sequências sem vitórias

Os times que mais passaram tempo sem vitória na Série B até o momento foram o Luverdense, com sete jogos sem conquistar os três pontos, seguido por Sampaio Correia e Paraná, ambos com uma sequência de cinco partidas sem vencer.

COMENTÁRIOS dos leitores