Castanhal e Pinheirense voltam à elite do Parazão

Japiim da Cidade Modelo e o General da Vila de Icoaraci garantem vaga na Primeira Divisão do Parazão 2017 e decidem o título da Segundinha

qua, 23/11/2016 - 08:35

No domingo (20), o Castanhal recebeu o Sport Belém no estádio Maximino Porpino e venceu por 3 a 2, em partida válida pela semifinal da Segundinha. Na outra semifinal disputada na segunda-feira (21), o Pinheirense virou pra cima do Carajás e venceu por 2 a 1, no Mangueirão, voltando à elite do futebol paraense após 19 anos. Japiim e General decidem o título no sábado (26), às 15h30 (hora de Belém), no Mangueirão, em Belém.

Na partida de Castanhal, no domingo, os donos da casa abriram o placar ainda no primeiro tempo, quando João Victor marcou de cabeça após cruzamento de escanteio, aos 22 minutos. Bartola ampliou para o Japiim 6 minutos depois, após receber em velocidade e tocar na saída do goleiro.

No segundo tempo o Dragão partiu para cima e diminuiu aos 25 minutos em cobrança de pênalti do experiente Fininho. O gol não abalou os donos da casa. Aos 45 minutos Jaquinha recebeu na esquerda, chutou e contou com o desvio no zagueiro para fazer a festa da torcida castanhalense. Na comemoração, Jaquinha acabou levando o segundo amarelo e foi expulso. No último minuto de jogo, Fininho fez mais um gol de pênalti, mas não foi suficiente para tirar o acesso do Castanhal à Primeira Divisão do Campeonato Paraense, competição que disputou pela última vez em 2015.

No jogp da segunda-feira, o Carajás começou melhor e o Pinheirense não conseguia mostrar o bom futebol que o levou à semifinal, mas o Pica-Pau só conseguiu marcar o primeiro gol da partida no final da primeira etapa. Aos 41 minutos, o lateral Abaeté empurrou para as redes após cruzamento de Daniel Papa-Léguas.

Na volta do intervalo o General acordou e virou a partida. Feijão marcou dois gols, aos 4 e aos 21 minutos, ambos de pênalti, e deu a vitória no clássico de Icoaraci e o acesso ao Pinheirense, que disputará a Primeira Divisão paraense pela primeira vez desde 1997.

Na final, disputada em um jogo, em caso de empate haverá penalidades máximas. O vencedor se classifica para o Grupo A e enfrenta Paysandu, Paragominas, São Raimundo e Cametá. O vice-campeão vai enfrentar Remo, São Francisco, Independente e Águia no Grupo B. O Campeonato Paraense deve começar no dia 29 de janeiro de 2017.

Por Mathaus Pauxis.



COMENTÁRIOS dos leitores