Diante do Salgueiro, Náutico terá time reserva em campo
Dado Cavalcanti não contará com oito atletas titulares do time no duelo pelo Campeonato Pernambucano
Vindo de uma sequência grande de jogos e não vendo uma grande folga na tabela pela frente, o técnico Dado Cavalcanti optou por poupar alguns dos atletas do time considerado titular na partida desta quarta-feira (8) contra o Salgueiro. Analisando o Pernambucano com menor grau de importância neste momento para o Timbu, o treinador irá mandar a campo uma equipe formada em boa parte por atletas que ainda não atuaram durante os 90 minutos de uma partida.
Contra o Carcará, o técnico já não poderia contar com os titulares Anselmo e Tiago Alves, por conta de uma lesões, e o reserva Willian Silva, também no departamento médico. Além destes, Dado definiu também por preservar fisicamente o zagueiro Ewerton Páscoa, os volantes João Ananias e Rodrigo Souza, o meia Maylson e o atacante Jefferson Nem. Esses últimos irão ficar junto ao departamento de fisiologia para realizar trabalhos neuromusculares específicos visando diminuir o impacto da alta carga de jogos. Com isso, a escalação terá Tiago Cardoso, Joazi, Rafael Ribeiro, Adalberto e Giovanni; Darlan, Marco Antônio e Giva; Dudu, Erick e Alison.
A decisão de levar a campo uma formação reserva no estadual, segundo o treinador não representa um menosprezo à competição, mas uma análise de tabela onde vê a necessidade de resultados mais urgentes no Nordestão. “Não é questão de optar ou dar preferência para uma ou outra competição, mas é que o momento, hoje, é de fazer esse ajuste com relação a alguns jogadores que não vão jogar. Eles não vão jogar para ficar em recuperação, mas sim, vão ficar de fora para treinar mais e adquirir mais consistência física para sanar o desequilíbrio muscular que possa atrapalhar seu rendimento em campo”, destacou o treinador.
O desentrosamento proporcionado pela ida de atletas à campo que pouco atuaram até aqui é pontuado por Dado como inevitável. Porém, reforçando os treinos realizados pelo time, o treinador acredita que todos estão cientes das funções e do posicionamento que a equipe deve ter no duelo. “O entrosamento vem de repetições na escalação e toda vez que se muda não vai existir esse entrosamento. O que existe, dentro do que traçamos, é que os jogadores sabem o que vão fazer em campo em relação a posicionamento e postura. Todos passaram pelo mesmo processo de treinamento e não defini titular ou reserva na pré-temporada. Isso já trouxe resultados na estreia, onde a equipe entrou muito bem”, relembrou.
O técnico também não garante que a solução encontrada vá ser contínua nos próximos compromissos do Náutico no Pernambucano. “Não posso afirmar quanto a isso. Hoje não dá para precisar a necessidade que teremos pela frente, mas esperamos que não seja preciso. Mas, se houver essa necessidade, que seja para evoluir. Melhorar é algo necessário. É muito jogo para pouco treino. O processo de treinamento sempre fica comprometido para apenas recuperar”, finalizou.
LeiaJá também
--> Dado não vê falhas de Tiago Cardoso em clássicos
--> Marco Antônio diz que grupo do Náutico precisa amadurecer