Maratona do Rio: quenianos e brasileiros chegam ao pódio
Evento ocorreu nesse domingo (18) e reuniu cerca de 33 mil pessoas nas provas
Os brasileiros marcaram presença no pódio da 15ª edição da Maratona Caixa Cidade do Rio de Janeiro 2017, realizada nesse domingo (18). Embora os quenianos tenham ficado em primeiro lugar, tanto na prova masculina quanto na feminina, os representantes do Brasil conseguiram alcançar o segundo lugar.
Cerca de 33 mil pessoas participaram das provas. A largada ocorreu no Recreio dos Bandeirantes e a chegada foi no Aterro do Flamengo.
A prova principal, da categoria elite da Maratona, foi vencida, mais uma vez, pelos quenianos. No masculino, a vitória coube a Godfrey Kosgey, que percorreu os 42 km da prova em 2h17min41s.
Já no feminino, a vitória coube a Ednah Mukhwana, também queniana, que completou o percurso com o tempo de 2h38min34s e conquistou o bicampeonato da competição.
No masculino, o segundo lugar no pódio coube a Edmilson dos Reis Santana, ganhador da prova em 2014, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h21min01s.
Já no feminino, o 2º lugar coube à brasileira Mirela Saturnino de Andrade, com 2h39min02s.
Durante os 42 km, dos quais 21 km relativos à Meia Maratona, o público acompanhou a prova nas principais ruas e avenidas que serviram de trajeto para os competidores, principalmente nos calçadões das principais praias da zona sul do Rio.
Meia Maratona
A Meia Maratona Olympikus do Rio de Janeiro foi dominada por atletas brasileiros, com Giovani dos Santos cruzando em primeiro lugar na prova masculina, com tempo de 1h04min42s; enquanto, no feminino, Joziane Cardoso foi a vencedora, com o tempo de 1h18min09s.
A novidade neste ano foi a apresentação de músicos de diversos estilos ao longo dos 42 km da Maratona, para corredores e torcedores. Foi a iniciativa Maratona com Arte, que teve como destaques os shows de Sérgio Loroza, Alice Caymmi e Davi Moraes. A Maratona com Arte foi patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura.