Pernambucana Etiene ganha primeiro ouro feminino do país

Nadadora Etiene Medeiros fez história conquistou o primeiro título feminino da história do país em campeonatos mundiais da modalidade

por Eduarda Esteves qui, 27/07/2017 - 13:14
Satiro Sodré/SSPress/CBDA Nadadora Etiene Medeiros conquistou o primeiro título feminino da história do país em campeonatos mundiais da modalidade Satiro Sodré/SSPress/CBDA

A nadadora pernambucana cravou "27s14" nos 50 m costas, foi a mais rápida da final e conquistou o primeiro título feminino da história do país em campeonatos mundiais da modalidade. Etiene Medeiros venceu, nesta quinta-feira (27), a final dos 50m costas do Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Budapeste, na Hungria. 

Compõem também o pódio a chinesa Yuanhui Fu, que ficou em segundo lugar e a bielo-russa Aliaksandra Herasimenia, em terceiro lugar.

Após a conquista histórica para a natação feminina brasileira — foi a primeira medalha de ouro do país na modalidade em um campeonato mundial —  a pernambucana desabafou que todo o esforço para chegar ao topo do pódio valeu a pena:

"Eu acho que eu tive várias pessoas ao meu lado para eu nadar essa prova. Eu realmente estava relaxada desde o início do ano. Eu estou muito feliz e foi por pouco. A chinesa tem um 'swing' para tentar te desestabilizar antes de entrar na água, mas não me atingiu". 

A atleta de 26 anos se torna a primeira mulher a conquistar o título do país. Antes, o Brasil já tinha oito medalhas de ouro na natação na história dos Campeonatos Mundiais de piscina longa, mas todas com homens. 

Ainda nas provas classificatórias, Etiene já dava mostrava de que sua promessa rumo ao ouro seria concretizada. Na semifinal da prova, na quarta-feira, Etiene flertou com o recorde mundial, e fez o melhor tempo do Mundial, com 27s18, apenas um centésimo na frente da chinesa Yanghui Fu.

Além da final da Etiene, o Brasil também participou da decisão dos 100m livre, em que Marcelo Chierighini ficou em quinto lugar com 48s11. Ele já fez parte do time do 4x100m que foi prata no último domingo (23). Quem também cai na água é Leonardo de Deus, que passou à semifinal dos 200m costas.

A chinesa Yanhui Fu nadou como Etiene em sua terceira final consecutiva dos 50m costas em Mundiais. Este é o terceiro Mundial de Fu, que foi prata nesta prova em 2013 e ouro em 2015 em Kazan.

Já Etiene nada seu quarto Mundial, em 2011 em Shanghai ficou em 25º lugar na prova com 29.16. Em 2013, em Barcelona, chegou a final, terminou na quarta colocação com 27.83 e a prata no Mundial de Kazan, em 2015, com 27.26.

LeiaJá também:

--> João Gomes conquista a prata nos 50m peito no Mundial 

COMENTÁRIOS dos leitores