Brasileira é terceira melhor do mundo no tiro com arco
Jane Karla, que recebe apoio do Bolsa Pódio, disputa neste ano mundiais paralímpico e composto, com atletas sem deficiência
A brasileira Jane Karla conquistou a medalha de ouro na European Para Archery Cup, etapa da Copa do Mundo de tiro com arco paralímpico realizada em Nove Mesto, na República Tcheca.
A decisão foi apertada: após 15 flechas disparadas, Jane e a russa Stepanida Artakhinova estavam empatadas, com 138 pontos cada. O tiro da flecha decisiva da brasileira ficou mais próximo do alvo, o que garantiu a vitória. Esta etapa da copa contou com 123 atletas de 25 países.
“Respirei fundo, me concentrei e atirei. Vi que tinha acertado muito no centro, mas estava bem longe do alvo e não sabia ao certo se ia dar. Depois ouvi o pessoal falando que o meu tinha sido mais perto. Aí chorei, vibrei muito", conta, animada, a campeã.
Após a competição, o nome de Jane Karla passou da 11ª para a terceira colocação no ranking mundial paralímpico do arco composto. "Foi emocionante. Você fica esperando melhorar no ranking, e dar um salto desses foi uma alegria, bom demais. É sinal de que nosso trabalho está no caminho certo, e quero melhorar cada dia mais", comenta. Com 168.000 pontos, a atleta goiana está atrás apenas da italiana Eleonora Sarti (183.880) e da chinesa Yueshan Lin (175.400) na listagem internacional.
Em setembro, Jane representa, mais uma vez, o Brasil. Dessa vez, no mundial paralímpico, em Pequim, na China. Em outubro, outra competição mundial: ela vai competir no arco composto, ao lado de arqueiros sem deficiência física.
Incentivo federal
Para todos os compromissos, Jane conta com o apoio da Bolsa Pódio. "É a bolsa que nos dá condições de ir às competições, de pagar as inscrições, de nos dedicarmos ao esporte. Isso permitiu que eu estivesse aqui hoje com esse resultado", afirma.