Clezar perde para espanhol e está fora do Brasil Open
Brasileiro vinha embalado pela vitória na rodada de abertura, mas se despediu da chave de simples do torneio
Mais um brasileiro se despediu da chave de simples do Brasil Open nesta quinta-feira. Guilherme Clezar exibiu bom desempenho no saibro do Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, mas não resistiu ao favoritismo do espanhol Albert Ramos-Viñolas. O 22º colocado do ranking venceu o brasileiro, atual 225º, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.
Cabeça de chave número 1 do torneio, de nível ATP 250, o tenista da Espanha fez valer a maior velocidade da bola na quadra indoor de São Paulo para disparar nada menos que 14 aces em apenas dois sets, no saibro. Ele ainda acertou 92% dos pontos quando jogou com o primeiro serviço.
Clezar, por sua vez, cravou quatro aces e não teve o mesmo desempenho no serviço. Com o fundamento mais vulnerável, acabou sofrendo duas quebras de saque, uma em cada set. Além disso, ele não conseguiu aproveitar os quatro break points cedidos por Ramos-Viñolas, que terminou a partida sem perder o seu serviço.
O brasileiro vinha embalado pela vitória sobre Thiago Monteiro na rodada de abertura do Brasil Open. Com o resultado desta quinta, ele encerra sua participação na gira sul-americana com apenas uma vitória em chave principal. No Rio Open, em Buenos Aires e em Quito, Clezar fora eliminado ainda na fase de qualifying.
Com a queda de Clezar, o Brasil tem agora apenas um representante vivo na chave de simples: Rogério Dutra Silva. Ele entrará em quadra ainda nesta quinta, pelas oitavas de final, para enfrentar o argentino Nicolas Kicker.
Ramos-Viñolas, por sua vez, avançou às quartas de final em São Paulo. Na sequência, ele vai enfrentar o chileno Nicolas Jarry, grande surpresa desta gira de saibro sul-americana. Após chegar às quartas de final em Quito e às semifinais no Rio Open - perdeu para o argentino Diego Schwartzman, que ficaria com o título -, o tenista de 22 anos garantiu seu lugar nas quartas do Brasil Open ao superar o argentino Guido Pella.
Jarry, que está apenas começando a se aventurar nos torneios de nível ATP, despachou o argentino pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (2/7), 6/4 e 7/6 (7/2). Agora terá seu maior desafio pela frente no saibro do Ibirapuera.