Acidentes aéreos já tiraram a vida de atletas famosos

Tragédia que vitimou Kobe Bryant lembrou outros momentos tristes do esporte mundial

por Luan Amaral seg, 27/01/2020 - 16:24

A tragédia que vitimou a lenda do basquete Kobe Bryant, neste domingo (26), após a queda do helicóptero que levava ele e sua filha Gianna Bryant, além de mais sete pessoas, abalou o mundo.

As causas que levaram à queda da aeronave estão sendo investigadas pelas autoridades norte americanas. O trágico acidente lembrou outros momentos que a queda de aviões e helicópteros vitimaram grandes personalidades do esporte mundial.

Chape - A equipe catarinense da Chapecoense seguia para a Colômbia para a disputar a final da Copa Sul-Americana quando faltou combustível na aeronave que caiu já próxima do destino. 71 pessoas morreram, entre elas jogadores, integrantes da comissão, diretoria, jornalistas e tripulantes. O acidente da Chape aconteceu no dia 29 de novembro de 2016 e comoveu o mundo inteiro. A má gestão de combustível foi a causa.

Fernandão - Em janeiro de 2016, o ídolo de Internacional e Goiás, o atacante Fernandão morreu após o helicóptero que o levava de sua fazendo em Aruanã, cair. O relatório final determinou que o piloto teve culpa na queda e que ele não tinha autorização para voar a noite. Fernandão foi campeão da Série B e conquistou cinco estaduais com a camisa do Goiás. Em 2006, ele levantou a taça da Libertadores e do Mundial de Clubes com o Internacional, se tornando um ídolo colorado com direito a estátua no Beira Rio.

A estátua de Fernandão foi inaugurada no Beira Rio em 2014. Foto: Divulgação/ SC Internacional

 Emiliano Sala - Um dos desastres mais recentes, também envolvendo um jogador de futebol, foi o caso do argentino Emiliano Sala. No dia 21 de janeiro de 2019 o jogador voava em direção ao País de Gales para fechar contrato com o Cardiff City quando sua aeronave caiu no Canal da Macha. Os destroços e o corpo do atleta só foram encontrados duas semanas depois.

O desastre de Munique - Se voltarmos no tempo, uma tragédia na década de 50 marcou aquela geração. O desastre de Munique em 1958 matou 23 pessoas, entre elas 8 atletas do Manchester United. A equipe inglesa voltava para a Ingleterra, após enfrentar o Estrela Vermelha, em Belgrado. A aeronave caiu próximo do aeroporto de Munique. Geoff Bent, Roger Byrne, Eddie Colman, Mark Jones, David Pegg, Tommy Taylor, Liam Whelan e Duncan Edwards, que para muitos seria o maior jogador inglês de todos os tempos, morreram. O ídolo Bobby Charlton sobreviveu a queda.

Kobe Bryant - A condição de voo não era das melhores, alguns chegaram a ser cancelados. Áudios divulgados pelo The New York Times mostram o piloto Ara Zobayan solicitando uma liberação para voar mesmo com a forte neblina, a torre de comando autorizou. A aeronave acabou caindo, marcando uma das maiores tragédias da história do basquete. Kobe, ou Black Mamba, estava acompanhado de sua filha, Gianna, que também morreu. Kobe tinha 41 anos, cinco títulos da NBA e inúmeros recordes. O jogador se aposentou em 2016 em uma partida em que marcou 61 pontos.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores