São Paulo celebra 90 anos com livro ilustrado

HQ 'Dentre os Grandes, És o Primeiro' será lançada em outubro

por Alex Dinarte sab, 06/06/2020 - 12:02
Renato Dalmaso Sequência da HQ que contará a história do tricolor paulista Renato Dalmaso

A história dos 90 anos do São Paulo vai virar HQ. Em outubro, a editora Avec lançará o livro de ilustrações "Dentre os Grandes, És o Primeiro". Redigida pelo radialista, escritor e cineasta Rafael Spaca, e ilustrada pelo quadrinista Renato Dalmaso, a publicação trará desenhos e detalhes que retratam a trajetória do Tricolor do Morumbi da década de 1930 até os dias atuais.

Além das conquistas do São Paulo nos gramados do Brasil e do mundo, o livro vai abordar passagens significativas para a construção do caminho glorioso do Tricolor. Segundo Spaca, as páginas devem contar passagens que são novidades para grande parte dos torcedores. "Deixamos os principais acontecimentos em evidência e relevaremos algumas histórias que certamente muitos torcedores desconheciam", explica o autor. "É uma obra pioneira, de fácil leitura e que irá agradar todo perfil de leitor e de público, um amplo panorama da história [do time]", complementa.

A ideia do livro de ilustrações é de uma antiga colega de trabalho de Spaca, a hoje comerciante Daniela Holochi. "Trabalhávamos juntos no Sesc Santo André e saímos de lá na mesma época, até que ela começou a fazer alguns trabalhos para o São Paulo e veio a ideia dos quadrinhos. Ela lembrou que eu escrevia e me convidou", conta.

Torcedor do São Paulo desde que nasceu, Spaca, que tem outros nove livros escritos, não teve dificuldade em traduzir para o papel todos os marcos da história tricolor. "De todos, esse foi o mais rápido e mais fácil de escrever. Conheço a fundo a história do SPFC, sempre li revistas, jornais e livros dedicados ao clube. Passei alguns meses relendo toda a bibliografia que tinha em mãos e escrevi", simplifica.

Entre os momentos do esporte expostos na HQ estão conquistas como as do futebol no início da década de 1990, sob comando do técnico Telê Santana, os títulos mundiais do pugilista Éder Jofre nas décadas de 1960 e 1970, além das marcas do recordista mundial Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001) no atletismo em 1952 e 1955.

O desenhista

São-paulino desde a infância, Renato Dalmaso aceitou o convite para ilustrar a publicação histórica. "Queriam um ilustrador com a arte mais realista, e haviam gostado do meu estilo. Só faziam questão que fosse torcedor do São Paulo", conta. Segundo o desenhista, a lisonja em registrar a trajetória tricolor por meio do seu trabalho é emocionante. "Fiquei muito feliz. Ilustrar as glórias do meu time de coração é algo muito gratificante, é uma nostalgia boa de uma época mágica do clube", considera ele, cujo desafio em retratar as ações da prática esportiva é o grande diferencial. "Tenho que criar imagens mais dinâmicas e tentar passar o movimento do esporte nas páginas".

De acordo com Dalmaso, a viagem no tempo e a possibilidade de relembrar a época de criança, quando o São Paulo era quase imbatível, são mais especiais. Entretanto, o ilustrador divide a preferência com o período romântico do futebol. "As páginas dos títulos de 1992 e 1993, até agora, são as mais emblemáticas, porque vivi esse período. Mas gosto também das primeiras páginas que retratam as décadas de 1930 e 1940", declara. Para o quadrinista, uma publicação futebolística pode trazer outros adeptos para a leitura de revistas em quadrinhos. "O nicho de quadrinhos no Brasil, em sua maioria, aborda sempre os mesmos assuntos e quero fugir disso. Quero que novos leitores embarquem nessa mídia tão fabulosa e criar algo relacionado ao futebol pode fazer com que isso aconteça", torce.

Lançamento

Programada para ser realizada em outubro, no Morumbi, sede do clube na região sul da capital paulista, uma espécie de festa de lançamento já tem acontecido nas redes sociais. Segundo o autor Rafael Spaca, a receptividade dos tricolores traz uma carga ainda maior para a sequência do trabalho da revista. "Os comentários são elogiosos e empolgados. É muita responsabilidade escrever a respeito do SPFC e atender a nossa exigente torcida", aponta.

O escritor avisa que não tem o preço definido, mas os exemplares vão ficar disponíveis para compra na internet. "É importante pedir para a torcida seguir as nossas redes sociais (@hqspfc), porque colocaremos todas as novidades. Em breve, iniciaremos a campanha no Catarse com desconto e brindes pra quem adquirir antecipadamente", conclui Spaca.

COMENTÁRIOS dos leitores