Como estão os rivais do Santa Cruz no Grupo A da Série C

De novato a velhos conhecidos, vejam os nove adversários do tricolor na primeira fase

por Luan Amaral sex, 07/08/2020 - 17:02
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Santa Cruz estreia na Série C contra o Paysandu Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Neste sábado (8), pelo terceiro ano consecutivo, o Santa Cruz encara a terceira divisão do futebol brasileiro. O duelo contra o Paysandu, na Curuzu, às 17h, é o início de uma caminhada que pode recolocar o Tricolor na Série B. 

Esse ano, o Santa Cruz terá no seu grupo nove concorrentes, alguns velhos conhecidos e outros inéditos: Botafogo-PB, Ferroviário-CE, Imperatriz-MA, Jacuipense-BA, Manaus-AM, Paysandu-PA, Remo-PA, Treze-PB e Vila Nova-GO. 

O LeiaJá separou os detalhes do início de temporada de cada uma das equipes. Vale ressaltar que em 2020 o formato da Série C mudou. Serão dois grupos com 10 times, oito avançam e formam mais dois grupos com quatro equipes. Os dois melhores de cada grupos garantem o acesso e a luta pelo título. 

Paysandu

O Paysandu perdeu apenas uma partida pelo Campeonato Paraense no ano e uma pela Copa do Brasil sendo eliminado na segunda fase, nos pênaltis pelo CRB. Recentemente, o elenco bicolor ganhou o reforço do goleiro ex-Leganés, da primeira divisão da Espanha, André Grandi, 23, além de também ter no seu elenco o ex-Náutico, Bruno Colaço.

Remo

O Remo também perdeu apenas uma partida no estadual e uma na Copa do Brasil. O time de Mazola Jr. tem o experiente lateral esquerdo Marlon, que foi formado na equipe e passou por Vasco, Bahia, Santo André e até no rival Paysandu. Também no elenco um ex-Santa Cruz: o volante Charles, que esteve na equipe coral em 2019. 

Vila Nova

Dias antes da estreia na Série C, a equipe goiana se reforçou com o experiente zagueiro Rafael Donato e com os laterais Willian Formiga e Igor. A equipe não chega em um bom momento e ocupa atualmente a sétima posição no estadual, com apenas três vitórias em 10 jogos. Também foi eliminada na 2º fase da Copa do Brasil. O treinador Bolívar fez apenas três jogos no comando da equipe antes da parada.

Jacuipense

Os baianos do Jacuipense caíram na semifinal do campeonato estadual, apesar da boa campanha na primeira fase. Sem nenhum medalhão no elenco o time aposta na juventude para montar um dos mais jovens elencos da terceira divisão com média de 25 anos de idade. O mais experiente do grupo é o atacante Rafael Bastos que tem no seu currículo várias passagens por clubes da Europa e dos Emirados Árabes. 

Treze

O Treze-PB mostrou que vem forte indo até a decisão do Paraibano. A equipe vai enfrentar o Campinense na final. O destaque do elenco do Treze é o zagueiro Breno Calixto, ex-Náutico. O defensor foi titular em todos os jogos da equipe no ano e é um dos líderes do grupo.

Botafogo-PB

O Belo, assim como o Santa Cruz chegou às quartas de finais da Copa do Nordeste. No estadual, foi eliminado na semifinal. Na Copa do Brasil, o Botafogo-PB, que tem um dos elencos mais experientes da Série C, com Léo Moura, velho conhecido da torcida coral, e o goleiro Felipe, com passagens pelo Corinthians e pelo Braga de Portugal, encontrou o Fluminense logo na segunda fase e terminou eliminado. O Alvinegro da Estrela Vermelha também conta com um ex-Santa Cruz, o volante Wellington César.

Manaus

Representando o norte do país, o Manaus Futebol Clube, criado em 2013, chega ao sétimo ano da sua fundação com poucas aspirações na competição nacional. Além disso, o gavião fez apenas três jogos oficiais no ano e de certa forma ainda está em início de temporada. A equipe chega pela primeira vez à terceira divisão, mas já surpreendeu em 2020 ao eliminar o Coritiba na primeira fase da Copa do Brasil. 

Ferroviário

No Ferroviário, o Santa Cruz vai encontrar alguns velhos conhecidos. Por lá estão Diego Lorenzi, Tiago Costa e Siloé. O time fez boa campanha no estadual e chegou até as semifinais somando três derrotas no total de 27 partidas. Além do elenco experiente, o Ferroviário conta com o bom retrospecto até aqui na temporada.

Imperatriz

O Imperatriz, terceiro colocado no estadual e eliminado nos pênaltis para o Vitória na primeira fase da Copa do Brasil, chega para a Série C sem nenhum protagonismo. São 15 jogos no ano, sete derrotas e seis vitórias. A esperança ficou por conta dos bastidores, isso porque um grupo de investidor assumiu o clube e promete reforços para o Dragão maranhense.

Fotos: Reprodução/Facebook

COMENTÁRIOS dos leitores