Santa Cruz se classifica e dá troco de 2x0 no Vila Nova

Com gols de Chiquinho e Lourenço, o tricolor venceu do único time que o havia derrotado na competição, e de quebra, garantiu a vaga para a próxima fase da Série C

por Victor Gouveia sab, 07/11/2020 - 21:24
Rafael Melo/Santa Cruz Chiquinho mostrou um bom aproveitamento em cobranças de falta e marcou em bola parada Rafael Melo/Santa Cruz

Diante da única equipe que o venceu nesta Série C, o Santa Cruz garantiu a classificação para a segunda fase da competição com a vitória por 2x0 diante do Vila Nova. A partida realizada neste sábado (7), no Estádio do Arruda, foi controlada pelos pernambucanos, que mantiveram o bom rendimento e não sentiram falta dos cinco titulares afastados por Covid-19.

O jogo

Frente ao único algoz de toda a competição, o tricolor foi cauteloso em suas primeiras ações e criou a primeira chance de perigo aos 13 minutos, quando Chiquinho soltou um foguete em cobrança de falta na intermediária, que estremeceu a trave direita de Clériston. Mesmo sem cinco titulares, o nível competitivo do Santa Cruz se manteve e, aos 18 minutos, André fez boa jogada, limpou com a perna direita e finalizou de média distância, mas o chute foi abafado pelo goleiro goiano. O Vila Nova tentava penetrar na defesa pernambucana nas cobranças de escanteio, mas não obteve sucesso.

Após bom giro, Victor Rangel deu um passe açucarado para Lourenço, que infiltrou na área e abriu o placar com um chute rasteiro, no canto esquerdo de Clériston. Santa Cruz 1x0. Com a estratégia de jogo aéreo, o Vila Nova só assustou de fato aos 39 minutos, com a cabeçada de Talles, que saiu pelo lado esquerdo de Maycon Cleiton, após cruzamento de Alan Mineiro.

Com a esquerda calibrada, antes do fim do primeiro tempo, Chiquinho aproveitou uma cobrança de falta semelhante a que levou perigo no início da partida, mas desta vez, acertou o pé e balançou as redes para ampliar o placar, aos 45. Santa Cruz 2x0.

Segundo Tempo

A necessidade do resultado fez o Tigre adotar outra postura ofensiva na volta dos vestiários e já iniciou a segunda etapa pressionando a defesa coral. Aos 2 minutos, Mário Henrique quase diminuiu a diferença com um gol olímpico, evitado pelo toque providencial do goleiro tricolor, que salvou o Santa ao empurraru a bola para o travessão.

Com o sistema defensivo bem postado, a equipe pernambucana controlava a partida e conteve as investidas do Vila Nova. Aos 37, Emanuel Biancucchi cobrou uma falta com força, para a ótima defesa de Maycon Cleiton. Em outro lance, em uma barroada entre o goleiro coral e Elivelton, a bola sobrou para Caíque, que chutou com a meta aberta, mas viu a bola ser interceptada por Augusto Potiguar, que evitou o gol dos visitantes.

O Santa já respondeu com o próprio lateral-direito, que cruzou fechado para a defesa de segurança de Clériston. Na jogada seguinte, André tabelou com Mayco Félix, criou espaço, mas chutou para fora. O Tigre ainda levou perigo por duas oportunidades, mas não mexeu o placar. Vitória tricolor.

Com 34 pontos, o Santa Cruz segue na liderança isolada do grupo e viaja para o Pará, onde enfrenta o Remo, na próxima sexta-feira (13), no Mangueirão. Antes da fase decisiva, os pernambucanos também têm compromisso contra o Manaus, Jacuipense e Ferroviário. Durante a semana, o clube deve se posicionar sobre os retornos de Pipico, Danny Morais, Toty, William Alves e Paulinho, afastados por Covid-19, e Denilson, que segue lesionado.

Ficha de jogo

Competição: Campeonato Brasileiro 2020 (série C)

Local: Estádio do Arruda, Recife

Santa Cruz: Maycon Cleiton; Augusto Potiguar, Elivelton, Célio Santos, Peri; Bileu, André, Chiquinho (Tinga), Didira; Lourenço (Jáderson), Victor Rangel (Mayco Félix). Tec. Marcelo Martelotte

Vila Nova: Clériston; Celsinho, Rafael Donato (Saimon), Adalberto, Mário Henrique; Dudu, Pedro Bambu (Emanuel Biancuchi), Alan Mineiro (Francis); Rodrigo Alves (Caíque), Henan, Talles (Rafael Lucas).  Tec. Bolívar

Gols: Lourenço, Chiquinho (SAN)

Arbitragem: Felipe da Silva Gonçalves (RJ)

Cartão amarelo: Mário Henrique, Donato, Caíque, Adalberto, Emanuel Biancuchi, Celsinho, auxiliar téc. Patrício (VIL); Chiquinho, Elivelton, Peri (SAN)

COMENTÁRIOS dos leitores