Piloto francês morre cinco dias após queda no Rally Dakar

Acidente de Pierre Cherpin aconteceu na prova entre as cidades de Ha'il e Sakaka; motociclista não sobreviveu ao transporte da Arábia Saudita para a França

por Alex Dinarte sex, 15/01/2021 - 15:36
Reprodução O piloto francês Pierre Cherpin é o 27º competidor a morrer no Rally Dakar Reprodução

Cinco dias após sofrer um grave acidente na sétima etapa do Rally Dakar, o piloto francês Pierre Cherpin, 52 anos, morreu durante o transporte entre a Arábia Saudita e a França. Segundo a organização da prova, o motociclista estava internado em Jeddah e seria encaminhado para um hospital na cidade de Lille, mas sofreu uma febre aguda durante a remoção e não resistiu.

O francês sofreu uma queda no último domingo (10), quando a categoria Motos fazia o trajeto entre as cidades sauditas de Ha'il e Sakaka. Em decorrência do acidente, Cherpin foi submetido a uma cirurgia de emergência, mas, mesmo operado, ainda sofria com dificuldades para respirar devido a algumas fraturas de costela. Era a quarta vez que o piloto participava do Rally Dakar. Ele havia disputado a competição nos anos de 2009, 2012 e 2015. O motociclista foi a 27ª vítima fatal da história da prova.

Na pista

A disputa do Rally Dakar, finalizada nesta sexta-feira (15), teve o francês Stéphane Peterhansel como campeão na categoria Carros. Junto ao compatriota Edouard Boulanger como navegador, a dupla superou o príncipe catare Nasser Al-Attiyah, que ficou em segundo, e o piloto da Fórmula 1, o espanhol Carlos Sainz, que fechou o pódio. Com o feito, Peterhansel soma 14 conquistas da tradicional competição automobilística.

Entre as motos, o argentino Kevin Benavides foi o vencedor. Na categoria UTV, os representantes brasileiros conseguiram terminar a competição entre os dez melhores colocados. O piloto catarinense Gustavo Gugelmin e o estadunidense Austin Jones, foram vice-campeões. A dupla brasileira dos paulistas Reinaldo Varela e Maykel Justo acabou a prova na quinta colocação.

COMENTÁRIOS dos leitores