Jogador do Londrina sofre racismo em transmissão de jogo
Londrina divulgou nota de repúdio ao caso de racismo contra o meia Celsinho, durante transmissão da rádio Bandeirantes Goiânia
O Londrina divulgou, por meio das suas redes sociais, uma nota de repúdio contra o caso de racismo cometido pelo narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva, durante transmissão da Rádio Bandeirantes Goiânia, na partida entre Goiás x Londrina, pela série B. Em determinado momento do jogo, ambos fazem comentários negativos ao cabelo do meio campo Celsinho. “Negócio imundo”, “bandeira de feijão” e “cabelo pesado demais” foram algumas das referências feitas.
O clube paranaense disse que as medidas cabíveis na justiça serão “com certeza” tomadas, já que a forma falada foi completamente ofensiva, numa tentativa de “caçoar” do atleta. Em um dos trechos citados pelo Londrina em sua nota de repúdio, o comentarista Vinicius Silva diz: “Não é porque eu estou perdendo os cabelos, que eu vou achar um negócio imundo desse bonito”.
Confira na íntegra a Nota do Londrina:
“NOTA DE REPÚDIO: RACISMO NÃO!
O Londrina vem a público manifestar o seu profundo repúdio quanto ao ato de racismo praticado pelo narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva, da Rádio Bandeirantes Goiânia em face do meia Celsinho, na transmissão da partida contra o Goiás.
Os referidos profissionais caçoaram do cabelo do meio campista, ao usarem palavras como: "cabelo pesado demais", "bandeira de feijão" e "negócio imundo".
É inadmissível e lamentável, veemente, que tais comunicadores, formadores de opinião, propaguem atos de racismo! Em verdade, o racismo é inadmissível em qualquer situação, lugar, fala e deve ser lutado diariamente, por todos!
Com certeza as medidas serão tomadas, contudo, cabe a nós entender que não basta não ser racista, é necessário ser antirracista! Racismo não! Essa luta é nossa!”
Na publicação do Londrina, diversos comentários de apoio foram realizados, inclusive do Vasco da Gama. “Inadmissível! Racismo é crime e não deve ser tolerado! Repudiamos qualquer ato racista desde o início de nossa história e seguimos lutando por isso! Muita força ao Celsinho. Estamos juntos diariamente nessa luta!”
Pronunciamento da Rádio
No domingo (18), a Rádio Bandeirantes Goiânia se manifestou sobre o caso e divulgou nota em suas redes sociais informando que repudia qualquer ato que possua cunho ou menção racista a qualquer pessoa, dentro ou fora do futebol. A equipe de transmissão da partida era da Equipe Feras do Esporte que em parceria, tem espaço na rádio, mas diante da atitude, foi solicitado a rescisão contratual dos jornalistas.
“É nosso dever, como veículo propagador da informação, trabalhar para que atos preconceituosos sejam cada vez mais banidos da sociedade, e possamos contribuir para a construção de uma sociedade justa para todos”, dizia trecho da nota.