Clubes de Pernambuco se unem no Dia da Consciência Negra

Náutico, Sport e Santa Cruz fizeram publicações para lembrar da data

sab, 20/11/2021 - 15:50
Roberto Parizotti/Fotos públicas Denuncias de injúria racial no futebol aumentou no ano de 2021 Roberto Parizotti/Fotos públicas

Os três principais clubes de Pernambuco - Náutico, Santa Cruz e Sport - postaram nas redes sociais mensagens fazendo menção ao Dia da Consciência Negra. Conhecido por um passado elitista, o Náutico publicou nas redes sociais uma mensagem lembrando que a luta pela igualdade racial é diária.

O Sport fez menção a cor preta que integra as cores do clube e citou que ‘nosso preto é cor de luta’. Já o Santa, primeiro clube em Pernambuco a aceitar jogadores pretos num período em que o racismo era ainda pior do que nos dias atuais, ressaltou o orgulho da história de inclusão do clube. 

Embed:

 Segundo Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, em 2021 os números de denuncias de racismo nos campos de futebol do Brasil aumentou em relação ao ano passado. São 51 casos de injúria racial, contra 31 relatados em 2020. Em entrevista ao Lance ele ainda lamentou o desfecho do caso Celsinho e disse que não se surpreende com os números. 

“ É um aumento que não nos surpreende, pois a pandemia acarretou em uma interrupção no futebol e durante muitos meses, houve jogos com portões fechados. Porém, à medida que o público retornou aos estádios, a impressão é de que as injúrias raciais voltaram com mais força”, disse.

“O que acontece sempre no futebol tem uma projeção muito grande. Quando vemos em um tribunal esportivo pessoas relativizarem o racismo, a luta para que a discriminação seja combatida fica enfraquecida. A dor não é pelo grito, pelo xingamento ou piada de um torcedor ou dirigente em um estádio. Essa dor tem reflexo, que é o genocídio da população negra”, completou.

COMENTÁRIOS dos leitores