Pesqueira recebe o 1º Festival Paralímpico de Pernambuco

O festival, voltado para crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, contou com a presença do treinador da seleção brasileira de atletismo nas Paralimpíadas de Tóquio 2020

qui, 24/02/2022 - 13:30
Divulgação/GovernoPE Participantes do Festival Paralímpico de Pernambuco Divulgação/GovernoPE

Buscando estimular a prática da atividade física para alunos PcDs e proporcionar um maior conhecimento das modalidades paralímpicas, a Secretaria de Educação e Esportes realizou o 1º Festival Paralímpico de Pernambuco. O evento foi realizado nessa quarta-feira (23), no município de Pesqueira, no ginásio do SESI, e por meio de atividades teóricas e práticas inseriu alunos e professores no atletismo paralímpico.

O festival, voltado para crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, contou com a presença do treinador da seleção brasileira de atletismo nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, Ismael Marques, e da paratleta medalhista de bronze no mundial em Doha - Qatar 2015 e oito vezes campeã brasileira, Ana Cláudia Silva, além de autoridades locais.

“Foi com uma grata surpresa e felicidade que recebi o convite para ministrar essa palestra/mini capacitação para os professores de educação física aqui da cidade de Pesqueira. A ideia, além de integrativa, é expandir o esporte paralímpico em âmbito escolar de forma lúdica para que os professores possam trabalhar com a iniciação ao paradesporto, independente da modalidade”, explicou Ismael Marques.

“É de suma importância esse engajamento nas escolas com o esporte paralímpico. Isso só vem a somar na vida dos alunos com deficiência, até mesmo para os pais desses alunos para que eles possam se integrar e incluir mais na sociedade, agregando mais valor na educação”, disse a paratleta Ana Cláudia Silva.

Cerca de 50 estudantes e 20 professores das escolas do município participaram da festividade e aprovaram a iniciativa da SEE, mostrando assim a importância de incentivar o conhecimento das modalidades paralímpicas.

“É uma maneira de apresentar o paradesporto para crianças e jovens PcDs. Com a finalidade de estimular a prática esportiva e gerar, também, uma inclusão e possibilidade de descobrir novos talentos. É um aquecimento muito importante para os Jogos Paralímpicos de Pernambuco”, declarou o secretário executivo de Esportes, Diego Pérez.

Incentivo

Ainda durante o festival, foram entregues passagens aéreas através dos programas Passaporte Esportivo e Passaporte Esportivo Técnico, do Governo do Estado. Os contemplados da vez foram o atleta Jeohsah Beserra e a técnica Glébia Cristina.

Eles participarão da Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa Paralímpico de Atletismo, que vai ser realizado entre os dias 10 e 13 de março, no CT do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores