Karatê: saiba quatro razões para começar a praticar

Arte marcial japonesa vai além da luta; filosofia defende o desenvolvimento pessoal e a cultura de uma vida saudável

por Camily Maciel sex, 17/06/2022 - 20:26
Flickr/Gene McDaniel Flickr/Gene McDaniel

Nesta sexta-feira (17), é comemorado o Dia Mundial do Karatê. Quem está em busca de atividade física ideal para o seu bem-estar, pode apostar nesta prática como uma alternativa. Essa arte marcial japonesa vai além da luta. Sua filosofia defende o desenvolvimento pessoal e a cultura de uma vida saudável.

A atividade chegou ao Brasil em 1908 junto com os imigrantes japoneses e a técnica foi se desenvolvendo, espalhando e ganhando admiradores no país. Indicado para todas as idades, os praticantes do Karatê passam a ter mais equilíbrio físico e mental. Engana-se quem pensa que é uma atividade violenta. 

Trabalha todo o corpo – combina movimentos do corpo em funções de defesa e contra-ataque. Alguns deles envolvem socos, chutes, voadoras e golpes dados com velocidade, intensidade e força. Por demandar fluxo dos membros do corpo, a atividade é considerada aeróbica, boa para cuidar da forma física. Como consequência do fortalecimento da parte superior e inferior, o aluno ganha tonificação muscular e preparo físico.  

Estimula a respiração e a capacidade cardiovascular – essa arte garante e proporciona um bombeamento de sangue mais eficiente e estimula o transporte de oxigênio para todo o corpo. As aulas incluem exercícios voltados para a respiração correta e, por isso, o praticante vivencia o desenvolvimento da sua capacidade respiratória. Tudo isso ajuda o aluno a ter mais disposição e energia, já que o organismo passa a funcionar melhor. 

Aumenta a concentração - o Karatê é muito mais do que um movimento, é também o uso da mente por meio da observação e raciocínio. É preciso ter atenção em todos os detalhes durante o treino para que a atividade se dê da maneira correta. As orientações e exemplos dos instrutores, bem como a própria execução das técnicas e das bases devem ser observadas com aplicação. A atividade exige capacidade de refletir e interpretar o ensino.  

Ajuda a emagrecer – uma aula com duração média de uma hora pode fazer o aluno perder de 600 a 900 calorias. Quando é praticado com regularidade e acompanhamento de um nutricionista, o karatê é um forte aliado no processo de emagrecimento. Esse esporte tem muito a ensinar e fazer diferença em diversas áreas no corpo.  

COMENTÁRIOS dos leitores