Super Bowl terá dois quarterbacks pretos pela primeira vez

Patrick Mahomes e Jalen Hurts vão fazer história no próximo domingo

por Luan Amaral sex, 10/02/2023 - 16:56
Reprodução/Facebook Jalen Hurts e Patrick Mahomes durante a coletiva de imprensa do Super Bowl 2023 Reprodução/Facebook

A posição de Quarterback na NFL é um lugar de prestígio no campo. Jogador cerebral, sempre protegido por jogadores fortes fisicamente e responsável por executar todas as jogadas. Ao longo das 56 edições anteriores do Super Bowl, no entanto, nunca houve dois jogadores pretos atuando nesta posição. Nesse casos, os negros sempre marcaram presença em posições com imposição fisica. 

Seja na linha defensiva, ou nos corredores, os pretos tem presença constante, mas na posição mais nobre da NFL, que requer além de tudo habilidade, liderança e inteligencia, essa presença ainda é timida e tem, até aqui, quebrando as barreiras do preconceito racial existente na liga que já chegou a proibir negros. Mas, no próximo domingo (12), pela primeira vez na história, uma decisão de temporada terá dois QBs negros.

Patrick Mahomies e Jalen Hurts não vão precisar esperar o jogo acabar para fazerem história no Super Bowl LVII. Os atletas de Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles serão os dois primeiros pretos a disputarem a mesma final. Mahomes, inclusive, já venceu uma vez e chega a sua segunda final; já Hurts vai estrear em decisões. 

Segregação

Nas decadas de 30 e 40 a NFL chegou a banir jogadores pretos dos seus quadros, dando continuidade ao processo de segregação racial que era forte no periodo. Mesmo depois da lei ser revogada, no início dos anos 40, o preconceito seguiu presente a ponto de uma liga com mais 70% dos jogadores pretos ter uma final entre dois QBs negros apenas na 57ª edição do Super Bowl. 

O primeiro QB negro a jogar um Super Bowl foi Doug Williams, do Washington Redskins em 1988. desde então, outros nomes começaram a aparecer: Steve McNair,  Donovan McNabb, Colin Kaepernick, Russell Wilson, Cam Newton, Patrick Mahomes e, agora, Julen Hurts. A NFL tem tido um crescimento de pretos na posição de QB e a final histórica é uma prova disso.

LeiaJá também

Saiba como e onde assistir o Super Bowl LVII

COMENTÁRIOS dos leitores