Nadadora de 16 anos bate recorde mundial dos 400 metros

Ela encerrou a prova com o tempo de 3min56s08 e desbancou a australiana Ariarne Titmus, atual campeã olímpica e até então recordista com 3min56s40

qua, 29/03/2023 - 12:16
Reprodução/Instagram A nadadora canadense Summer McIntosh Reprodução/Instagram

A nadadora canadense Summer McIntosh, de 16 anos, estabeleceu o novo recorde mundial dos 400 metros livre, durante a disputa das Seletivas Nacionais do Canadá, na noite de terça-feira. Ela encerrou a prova com o tempo de 3min56s08 e desbancou a australiana Ariarne Titmus, atual campeã olímpica e até então recordista com 3min56s40.

"Ao longo dos últimos anos, eu coloquei minha vida nisso", afirmou McIntosh. "Conquistar algo desse tamanho foi bastante inesperado. Não estava nem nos meus sonhos alcançar isso nesta noite ou mesmo dentro de alguns anos. Isso simplesmente explodiu minha cabeça", completou.

Foi a primeira vez que uma nadadora canadense quebrou um recorde mundial de longa distância desde 2017, quando Kylie Masse, dona de dois bronzes e duas pratas olímpicas, completou a prova dos 100 metros costas em 58s10 durante a disputa do Mundial daquele ano, em Budapeste.

Summer McIntosh é esperança de mais medalhas para o Canadá nos Jogos Olímpicos de Paris e já mostrou que pode bater de frente com nomes como Titmus e a estrela americana Katie Ledecky, atual campeã mundial e medalhista de ouro no Brasil, em 2016. A canadense já participou da Olimpíada de Tóquio, em 2021, com apenas 14 anos e ficou em quarto lugar nos 400 metros livre.

As seletivas nacionais do Canadá, que estão sendo disputadas nesta semana, são o caminho para os nadadores conseguirem vaga no Mundial de Fukuoka, no Japão, assim como nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.

COMENTÁRIOS dos leitores