Conheça Christian 'Tití' Ortiz, o novo gringo do Sport

por Felipe Holanda qui, 01/02/2024 - 15:45
Divulgação/SCR Ortiz chega para ser o "maestro" da equipe de Mariano Soso Divulgação/SCR

Após as contratações do técnico Mariano Soso e do meio-campista Fabricio Domínguez, o Sport anunciou a contratação de mais um "gringo". Trata-se do meia Christian 'Tití' Ortiz, que fechou contrato em definitivo com o Rubro-negro até o final de 2024. O outro estrangeiro do elenco é o também argentino Alan Ruiz, remanescente da última temporada.

A equipe de esportes do LeiaJá traçou um perfil de Ortiz, com as principais características de jogo, o currículo completo, e como ele pode ser útil ao esquema que Soso vem implantando na Ilha do Retiro.

Principais características

Ortiz tem 31 anos, é canhoto, e tem como principais características a retenção de bola no campo de ataque e a organização de jogo. Consegue racionar rápido, seja para servir os companheiros ou tentar o arremate em gol, podendo ser considerado como um típico "camisa 10".

Versátil, "Tití" pode atuar também pelos lados do campo, mas costuma ser um meia mais centralizado. Foi assim que atuou nas maiores dos clubes por onde passou, ficando por trás do centroavante e dos pontas, sempre de cabeça erguida.

Currículo

O meia já passou por diversos clubes da América do Sul. Foi revelado pelo Huracán, de seu país de origem, a Argentina, onde também defendeu Racing, Independiente e Defensa y Justicia. Seu último clube foi o Barcelona de Guayaquil, do Equador.

Ele também defendeu as camisas de Sporting Crystal, Universidad San Martín e Unión Huaral, do Peru, Tijuana, do México, e Charlotte FC, dos Estados Unidos.

Contratado, Ortiz 14º  reforço do Leão para 2024. Antes, o Sport já havia confirmado as contratações dos goleiros Caíque França e Thiago Couto, do lateral-direito Lucas Ramon, do lateral-esquerdo Riquelme, do zagueiro Luciano Castán, do meio-campista Fabricio Domínguez, do meias Pedro Vilhena e Lucas Lima, além da dos atacantes Zé Roberto, Romarinho, Pablo Dyego, Arthur Caíke e Gustavo Coutinho.

E o encaixe no Sport de Soso?

A princípio, Ortiz chega à Praça da Bandeira para brigar pela titularidade como meia central, posição que conta com Alan Ruiz e Pedro Vilhena. Como Mariano Soso vem utilizando três homens no meio – geralmente num 4-3-3 – , o reforço chega para suprir a carência de mais ofensivos no elenco rubro-negro.

Ortiz é carta fora do baralho para o duelo contra o Flamengo de Arcoverde, nesta quinta-feira (1ª), pelo Campeonato Pernambucano. No entanto, se regularizado a tempo, pode ser a novidade no time no embate diante do Bahia, domingo (4), na Arena Fonte Nova, pela Copa do Nordeste.

COMENTÁRIOS dos leitores