Dia do filatelista é comemorado nesta quinta-feira (5)

A prática de colecionar e estudar os selos ainda é comum entre brasileiros

por Juliana Marques qui, 05/03/2015 - 21:03

Nesta quinta-feira (5) é comemorado o dia do Filatelista, uma prática ainda muito comum entre os brasileiros. Trata-se do estudo dos selos postais e o ato de colecioná-los. No mundo inteiro, cerca de 30 milhões de pessoas aderem ao passatempo, e o Brasil é um dos países que se destaca.

Os pequenos “adesivos” utilizados nas cartas são a paixão do pernambucano Adilson Castello Branco, de 75 anos, que começou sua história com os selos aos 15. O colecionador tem um livro publicado sobre o assunto e também é diretor de exposição da Federação dos Filatelistas do Brasil (FEFIBRA), além de ser jurado de nacional de exposição filatélica.

Ele conta que seu interesse pelo assunto começou ainda na infância, quando o seu tio o levava para passear em clubes filatélicos. Mas nesta época, ele estava apenas começando a ingressar na primeira etapa da prática: era um “juntador”. Depois, explica ele, torna-se um colecionador, para só depois virar filatelista.

Além de coleções temáticas, ele também possui uma da Alemanha. Porém, a mais valiosa é a que fala da história dos selos. Quando perguntado sobre a dimensão e valor do seu acervo, ele diz não ter uma noção real, pois está constantemente participando de leilões, mas afirma "o valor emocional vale muito mais do que ficar contando". 

É esse o sentimento da maioria dos aderentes da prática. A filatelia é muito importante, pois representa fonte permanente dos aspectos representativos da cultura Brasileira, mas não deixa de ser um passatempo divertido e curioso.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores