Presos usam corda de lençol em fuga no Complexo do Curado

Três detentos conseguiram fugir neste sábado (7); um deles já foi recapturado

por Damares Romão sab, 07/03/2015 - 17:21
Divulgação Detentos usaram espécie de corda feita de lençóis – popularmente chamada de “tereza” – para pular o muro Divulgação

Três reeducandos do Presídio Frei Damião Bozzano (PFDB), no Complexo Penitenciário do Curado, conseguiram fugir neste sábado (7) durante a visita íntima. A informação foi repassada pelo Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE) e confirmada pela Secretaria de Ressocialização (Seres).

De acordo com o Sindicato, a fuga ocorreu pelas redondezas da Guarita 7; os detentos usaram espécie de corda feita de lençóis – popularmente chamada de “tereza” – para pular o muro. Os agentes penitenciários acharam o objeto utilizado na fuga debaixo da guarita. 

>> Especial - Anatomia do Sistema Prisional

Ainda conforme o Sindicato, um reeducando identificado como Welvistone Pereira foi recapturado. Os demais continuam foragidos.

Em nota, o Sindasp-PE afirma que “mais esta fuga denuncia a falta de efetivo no sistema e o sério problema das guaritas desativadas. Embora o Estado tenha convocado 126 novos agentes penitenciários para compor o quadro, estes apenas substituíram as baixas e aposentadorias. Pernambuco continua com um dos piores déficits de pessoal de todo o país e com a necessidade de contratar mais 4.700 agentes penitenciários”.

A Secretaria de Ressocialização adiantou que está realizando uma investigação interna para apurar os fatos.

COMENTÁRIOS dos leitores