Guarulhos tem 2 linhas entre as 10 piores da EMTU

Número de reclamações de usuários de ônibus coloca trajetos entre os piores da Grande São Paulo

qua, 01/06/2016 - 18:29
Longo tempo de espera e lotação são alvos de reclamações Divulgação Longo tempo de espera e lotação são alvos de reclamações

Dados da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) mostram que duas linhas de ônibus de Guarulhos estão entre as que mais receberam queixas dos usuários. Conforme informações obtidas pelo site "Fique Sabendo", as linhas 578 (Guarulhos/Vila Moreira - São Paulo/Metrô Armênia), com 85 queixas, e a 104 (Guarulhos/Bom Clima - São Paulo/Metrô Tucuruvi), com 72 queixas, são, respectivamente, 5ª e 8ª colocadas no ranking que analisou reclamações entre janeiro e outubro de 2015. Guarulhos só perde para São Bernardo do Campo, que tem quatro das dez piores linhas de ônibus da Grande São Paulo. 

Entre as queixas estão o tempo de intervalo entre os carros, a lotação em horários de pico e a quantidade de bairros atendidos por uma mesma linha. A linha 104 tem tempo de trajeto de 1h40min, sai da região central de Guarulhos, atravessa quatro bairros e passa pela divisa do município, entrando pelo bairro do Jaçanã, zona norte de São Paulo. Nesse trajeto, durante a hora do rush, é uma tarefa árdua conseguir espaço no coletivo, mesmo de pé.

Já a linha 578 percorre o trajeto em 1h05min, saindo das margens da Rodovia Presidente Dutra, utilizando-a para acessar a Vila Maria e, posteriormente, a Marginal Tietê. Some-se ao percurso o costumeiro tráfego intenso da manhã e do fim de tarde e é possivel calcular o tamanho do desconforto de passar mais de uma hora em pé a caminho do trabalho.

A EMTU orienta os passageiros a registrar as reclamações em seus canais de comunicação para que a fiscalização possa ser feita de forma adequada e, até mesmo,  para que possam ser analisadas sugestões de novos itinerários ou alterações de percursos.

Para reclamações e sugestões acesse: www.emtu.sp.gov.br/emtu/fale-conosco.fss

COMENTÁRIOS dos leitores