Medicamentos Fitoterápicos serão prescritos em Guarulhos

Profissionais da Saúde serão treinados para indicar tratamentos alternativos e remédios estarão disponíveis na rede pública da cidade

sex, 24/06/2016 - 15:12
O Tai Chi Chuan é uma prática milenar que melhora o sistema circulatório e ajuda no equilíbrio mental Reprodução O Tai Chi Chuan é uma prática milenar que melhora o sistema circulatório e ajuda no equilíbrio mental

Os médicos das UBS`s (Unidades Básicas de Saúde) de Guarulhos passarão a prescrever tratamentos alternativos aliados aos tradicionais no combate às doenças. Após treinamento específico, médicos, enfermeiros e farmacêuticos da rede municipal passarão a indicar medicamentos fitoterápicos (obtidos a partir de plantas medicinais).  A prática visa implementar terapias com base na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, que reconhece e recomenda a adoção de abordagens como Acupuntura, Homeopatia, Fitoterapia e Crenoterapia, além de plantas medicinais que são conhecidas da cultura popular no auxílio à prevenção e cura de doenças.

O primeiro medicamento fitoterápico a ser utilizado na rede pública é a Isoflavona de Soja, um composto da planta que diminui os sintomas da menopausa, osteoporose, auxilia também na TPM, diminuição do colesterol e traz benefícios até para o estado psicológico da mulher. O uso é apoiado em estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde) que mostra que mulheres asiáticas tem atenuação dos sintomas da menopausa devido ao consumo regular de soja. A próxima erva medicinal a ser adotada será o Guaco, planta originária da América do Sul, que é famosa por sua contribuição no combate a doenças respiratórias.

Os remédios estão na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais da Secretaria de Saúde de Guarulhos e serão distribuídos gratuitamente pelo SUS, com prescrição de profissionais que começaram a ser treinados nesta quinta-feira (23). Além disso, cartilhas de orientação à população também serão distribuídas através das UBS´s. Para o segundo semestre, é prevista a capacitação de profissionais para as práticas de Tai Chi Chuan, Lian Gong e Qi Gong, todas práticas utilizadas na cultura chinesa, e ampliação do número de plantas medicinais prescritas e distribuídas.

 

COMENTÁRIOS dos leitores