Rio2016: força-tarefa resgata animais abandonados nas ruas

Na primeira semana, mais de 100 pets já foram retirados da situação de risco

por Alexandre Cunha dom, 14/08/2016 - 12:50
Areli Quirino/LeiaJáImagens Inúmeros gatos de rua nas proximidades do estádio do Maracanã Areli Quirino/LeiaJáImagens

Os olhos do mundo estão voltado para as provas olímpicas, mas por trás dos Jogos há pessoas comuns cuja atuação também é digna de medalha. A ONG Bicho Brother, de São Paulo, está no Rio de Janeiro para resgatar e proteger animais abandonados e em situação de risco, nas ruas da capital fluminense.

Contratada pelo Comitê Olímpico, a ONG é especializada em CED: captura, esterilização e devolução. Há também a participação da ONG britância World Animal Protection, que tem o mesmo objetivo da brasileira. Em duas semanas, a Bicho Brother resgatou mais de 100 gatos e cães perto do Maracanã.

Segundo os representantes das organizações não governamentais, o Rio, como a maioria das metrópoles brasileiras, não tem uma política pública eficaz de controle e segurança para animais abandonados. Inclusive, este foi um dos motivos que levaram o Comitê Olímpico a contatar as ONGs.

Na tentativa de auxiliar os trabalhos, o Comitê disponibiliza um espaço para hospedagem dos bichos resgatados e, semanalmente, durante os Jogos Olímpicos, realizará feiras de adoções com o intuito de oferecer novos lares aos pets. 

COMENTÁRIOS dos leitores