Sertão recebe Parada LGBT
Esta será a quarta edição da Parada da Diversidade de Belém do São Francisco
O município de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, vai receber a Parada da Diversidade no próximo sábado (27). Esta será a quarta vez que a cidade sertaneja realiza o evento.
Uma comissão de Direitos LGBT de Belém do São Francisco procurou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que enviou uma recomendação à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, ao Comando da Polícia Militar e à Chefia da Polícia Civil para que orientem os policiais que vão atuar na parada. O objetivo é que os policiais garantam a proteção à livre expressão afetiva dos casais homossexuais.
A recomendação foi expedida em caráter preventivo. No documento, a promotora Manuela Capistrano explica que demonstrações de afeto com carícias, mãos dadas e beijos não são consideradas atos obscenos e o Estado deve prevenir e proteger as pessoas de todas as formas de violência.
A Parada LGBT já foi instituída por lei no calendário oficial do município e teve sua realização normatizada por decreto municipal. Este ano, o tema do evento é “Onde houver ódio que eu leve amor”.
Segundo uma das organizadoras da parada, Érica Barros, a parada é referência no Sertão. “Petrolina realizou sua primeira parada um ano antes da gente ou no mesmo ano, mas a repercussão da deles nem se compara a nossa. Para a parada de Belém vem gente de Petrolina, vem da Bahia, de Alagoas...”, cita Érica
Em 2015, de acordo com os organizadores, o público foi superior a cinco mil pessoas. A Parada da Diversidade de Belém do São Francisco começará às 18h, contará com trio elétrico e será encerrado com uma festa em um clube local.