Greve dos Correios: saiba como receber encomendas e contas

Funcionários da empresa anunciaram greve indeterminada a partir desta segunda-feira (12)

seg, 12/03/2018 - 16:11
Tomaz Silva/Agência Brasil A paralisação, embora parcial, atinge os setores de atendimento e de distribuição. Tomaz Silva/Agência Brasil

Funcionários dos Correios paralisaram as atividades nesta segunda-feira (12) por tempo indeterminado. A paralisação, embora parcial, atinge os setores de atendimento e de distribuição. Por conta disso, o Procon Pernambuco orienta que, mesmo com a greve, os direitos e deveres do consumidor devem ser respeitados.

Para se livrar da cobrança de encargos e evitar ter o nome enviado aos serviços de proteção ao crédito, o Procon-PE recomenda que os consumidores entrem em contato com as empresas antes do vencimento da fatura e solicitem outros meios e formas para efetuar o pagamento. De acordo com o órgão, os estabelecimentos devem disponibilizar formas alternativas de pagamento, como a internet, débito em conta, código de barras, sede da empresa ou casas lotéricas.

Caso isso não aconteça, o consumidor deve documentar a tentativa de quitar o débito, podendo registrar uma reclamação contra a empresa no Procon. As pessoas que compraram produtos para serem entregues pelos Correios e estes não forem recebidos ou não cheguem dentro do prazo, têm direito ao ressarcimento ou abatimento do valor pago. 

GREVE - Entre as principais demandas do movimento grevista dos Correios está evitar possíveis mudanças no plano de saúde dos funcionários. Há uma causa tramitando no TST sobre o assunto, e o tribunal deve decidir sobre a retiradas de pais de empregados como dependentes e o início da cobrança de uma taxa mensal nesta segunda (12). Outra reivindicação é a realização de concurso público para a contratação de novos funcionários, o que não é feito desde 2011.

COMENTÁRIOS dos leitores