SP implanta estação para compartilhamento de bicicletas

A "Estação Bike" vai atuar no Terminal Cidade Tiradentes, na Zona Leste; é permitido que os usuários fiquem com os equipamentos por 12 horas consecutivas

por Beatriz Gouvêa qui, 07/06/2018 - 18:13

A Prefeitura de São Paulo implantou a primeira estação de partilhamento de bicicletas dentro de um terminal de ônibus, permitindo ao ciclista levar a bike para casa. A Estação Bike vai atuar no Terminal Cidade Tiradentes, na Zona Leste. O bicicletário do terminal continua gratuito para quem deseja estacionar sua bicicleta.

Nas estações de retirada e entrega de bicicletas é permitido que os usuários fiquem com os equipamentos por 12 horas consecutivas, contadas a partir do momento de retirada, sendo possível que o usuário possa levar a bicicleta para casa, devolvendo no dia seguinte.

O Terminal da Cidade Tiradentes conterá 140 vagas para bicicletas, 70 do programa Bike Sampa na cor laranja e 70 para ciclistas que já têm sua bike própria. Outras estações de compartilhamento neste modelo serão instauradas futuramente em outros terminais.

Veja como funcionará para retirada de bicicletas: 

Para usuários do Bike Sampa

Para o empréstimo das bicicletas compartilhadas, o ciclista deverá se cadastrar no Bike Sampa no site www.bikeitau.com.br ou pelo aplicativo Bike Itaú e ter plano válido. Não é preciso ser correntista do banco:

 

- Plano diário, 8 reais;

- Por três dias, 15 reais;

- Plano mensal, 20 reais;

- Plano anual, 160 reais;

 

Após 12 horas de uso contínuo da bicicleta, serão cobrados R$ 5 para cada 60 minutos excedentes.

Será possível realizar cadastro no Bike Sampa diretamente na Estação Bike do Terminal Cidade Tiradentes.

O horário de funcionamento é das 4h à 0h, de segunda a segunda.

Para os ciclistas com bike própria

 

Necessário realizar cadastro na Estação Bike do terminal, apresentando documento com foto. No bicicletário, os funcionários da Tembici tiram foto do ciclista e da bicicleta.

 

Cada ciclista pode ter até três bicicletas cadastradas no sistema. E deixar apenas uma por vez guardada no bicicletário.

 

Após 72 horas de estacionamento consecutivo, o ciclista fica sujeito a ter sua bicicleta retirada da vaga. E este deverá buscá-la no galpão da Tembici, portando documento com foto.

 

O atendimento na Estação Bike é realizado exclusivamente por funcionários treinados. As bicicletas são entregues diretamente para os atendentes no local e a devolução das bikes ao proprietário também é realizada pelos funcionários da operadora.

COMENTÁRIOS dos leitores