Conferência Metropolitana de Transporte é suspensa

Segundo Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP) participantes aprovaram que evento só retome após o Grande Recife garantir que a população tenha o mesmo número de vagas do poder público e empresários no Conselho responsável por ajustar tarifa de ônibus

ter, 12/06/2018 - 19:22 Atualizado em: qua, 13/06/2018 - 08:14
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Além de discutir melhorias do transporte público, o evento também iria eleger os representantes e suplentes que irão compor o novo quadro do CSTM nas categorias usuário comum, estudante e gratuidade (pessoas idosas e pessoas com deficiência) Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A 3ª Conferência Metropolitana de Transportes foi suspensa, nesta terça-feira (12), após o Grande Recife Consórcio de Transporte sofrer uma derrota em votação, informa a Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP).

De acordo com a FLTP, a sociedade civil do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), responsável por, entre outras funções, aprovar o reajuste da tarifa de ônibus, apresentou proposta para que o conselho fosse paritário - a população tendo o mesmo número de vagas dos poderes políticos e empresários de ônibus. 

A mesa organizadora do Grande Recife teria colocado em votação a continuidade da conferência e a manutenção da composição do CSTM da forma como é hoje. A proposta só teve 12 votos e foi derrotada. 

A FLTP diz ter apresentado uma proposta de que a Conferência só seja retomada após a paridade ser garantida com o envio, pelo Grande Recife, de reforma no Protocolo de Intenções e a mudança na composição. A proposta foi aceita pela maioria, informou o FLTP. Sendo assim, o governo deverá enviar para a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei para homologar a mudança. 

Diz trecho do texto do movimento: "A sociedade civil conseguiu uma importante vitória: a discussão sobre o transporte público e a mobilidade urbana só se será retomada, no espaço de Conferência, após o governo finalmente mudar a composição do CSTM e aceitar a vontade popular pela paridade”.

A 3ª Conferência Metropolitana de Transporte ocorreria nos dias 12 e 13 de junho no Centro de Convenções, em Olinda. Ela era formada por 120 delegados eleitos nos 15 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Além de discutir melhorias do transporte público, o evento também iria eleger os representantes e suplentes que irão compor o novo quadro do CSTM nas categorias usuário comum, estudante e gratuidade (pessoas idosas e pessoas com deficiência).

Esta edição possui o tema "Mobilidade: desafio das grandes metrópoles". O evento teria três eixos temáticos: custo do sistema; novas tecnologias; fiscalização e acessibilidade da frota.

Por meio de nota, o Grande Recife disse "que a 3ª Conferência Metropolitana de Transporte foi suspensa, na tarde desta terça-feira (12), devido a não aprovação do regimento interno. O Consórcio informou, ainda, que não existe previsão de uma nova data".

COMENTÁRIOS dos leitores