BRT circula pela Caxangá com portas traseiras abertas

Em vídeo, passageiros flagraram o momento e informaram que uma das portas só fechava manualmente

por Eduarda Esteves sab, 23/06/2018 - 13:34

Embed:

Um passageiro flagrou um ônibus do sistema de transporte BRT circulando com as portas abertas pela Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife, na manhã deste sábado (23). O caso aconteceu por volta das 11h, na linha que faz o percurso Caxangá/Conde da Boa Vista. No flagrante em vídeo, é possível perceber que as portas traseiras do coletivo estão quebradas e não fecham completamente. 

O vídeo recebido pelo LeiaJá tem duração de menos de um minuto, mas de acordo com o relato dos passageiros o coletivo fez todo o percurso com a porta defeituosa. "Depois alguém que não estava se segurando cai na pista e eles ficam se lamentando. É um absurdo e falta de cuidado com as pessoas", disse um dos passageiros, visivelmente incomodado com a problemática. 

Nas imagens, é possível ver que o passageiro consegue fechar e abrir a porta do coletivo manualmente porque o equipamento está com a trava defeituosa. Dessa vez, no registro recebido pelo LeiaJá não houve incidentes graves. 

No ano de 2015, foram registrados acidentes por causa do mesmo problema. Em setembro, um garoto caiu de um ônibus em movimento na Avenida Brasil, na 2ª etapa de Rio Doce, em Olinda. Na época, o motorista não soube afirmar se a porta do ônibus estava aberta ou não. O jovem recebeu alta. 

Mas, no mesmo ano, duas pessoas morreram após cair de coletivos e os casos ganharam repercussão nacional. 

Harlinton dos Santos, universitário de 20 anos, tentava voltar para casa depois de ter ido ao cinema. Eram por volta das 23h30 no Terminal do Cais de Santa Rita, quando o ônibus da linha TI Tancredo Neves (IMIP) chegou na parada. O jovem tentou subir, mas o motorista não abriu a porta e arrancou. Harlinton se pendurou no veículo e, em seguida, foi arremessado, fraturando bacia e costela. Ele teve politraumatismo e faleceu.

O caso aconteceu pouco mais de um mês depois da morte da estudante Camila Mirelle, que caiu de um ônibus em movimento na BR-101. O ônibus da linha Barro-Macaxeira passava em frente à Casa do Estudante, perto do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Aluna do segundo ano do curso de biomedicina na UFPE, Camila estava voltando para casa, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e o ônibus estava lotado. O veículo estava em movimento e após a porta se abrir, a jovem caiu.

O LeiaJá entrou em contato com o Grande Recife e a empresa informou que uma equipe de fiscalização foi enviada ao Terminal Integrado da Caxangá para acompanhar o caso. "O objetivo é checar a denúncia do usuário e solicitar o recolhimento do veículo para manutenção e, em seguida, seu imediato retorno à operação", diz a nota.

LeiaJá também

--> Aluna da UFPE cai de ônibus em movimento e morre no Recife

--> Estudante é arremessado de ônibus no Recife e está na UTI

--> Proibição de abertura da porta do meio revolta passageiros

--> Porta do meio dos ônibus voltará a ser aberta

COMENTÁRIOS dos leitores