Oito adolescentes brasileiros continuam em abrigos nos EUA
Os jovens foram enviados a abrigos porque ingressaram no território norte-americano desacompanhados dos responsáveis legais
Oito adolescentes brasileiros continuam em abrigos nos Estados Unidos, mesmo depois de 50 crianças terem reencontrado seus pais que teriam entrado ilegalmente no país. O Ministério das Relações Exteriores informou que os adolescentes foram enviados a abrigos porque ingressaram no território norte-americano desacompanhados dos responsáveis legais.
De acordo com o Itamaraty, os jovens estão abrigados em Nova York, Illinois, Texas e Arizona. Há possibilidade de que eles sejam enquadrados na lei de migração e não de tolerância zero, que provocou a separação das famílias de imigrantes de diversos países.
Mas a situação desses adolescentes ainda é complicada devido ao fato de as leis norte-americanas considerarem crime a tentativa de entrar de maneira ilegal no país. A assessoria do Ministério das Relações exteriores afirma que o Portal Consular conta com orientações gerais para quem vai viajar ao exterior e alerta que os cidadãos que buscam imigrar ilegalmente podem acabar presos.