Tribunal do RJ aprova indenização para família de Amarildo

Quatro desembargadores votaram a favor do valor estipulado em 2016 e um foi contra

por Beatriz Gouvêa ter, 28/08/2018 - 18:21

O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) aprovou a indenização para os familiares de Amarildo de Souza, morto por policiais militares na Rocinha em 2013. Quatro desembargadores votaram a favor do valor estipulado em 2016 e um foi contra.

Na época, a Justiça definiu que a viúva, Elisabete da Silva, e os seis filhos receberiam R$500 mil, cada um, e quatro irmãos da vítima seriam indenizados em R$100 mil, cada um. Além disso, a viúva receberia pensão mensal equivalente a dois terços do salário mínimo.

O advogado da família, João Tancredo, acredita que durarão mais dois anos até o fim do caso. “Eu avalio de forma positiva. O caso Amarildo se distingue dos demais e, por isso, a indenização é diferenciada." Além disso, o advogado lembrou que a família ainda não está recebendo nada e que ainda existem recursos do estado.

“O caminho já está bem andado, mas o importante é [encontrar] os restos mortais, para a gente poder enterrar com dignidade. Fica uma sensação horrível, e isso não acaba para nossa família. Dinheiro nenhum vai trazer a vida de meu marido, mas eu quero que a Justiça seja feita. Que isso não aconteça com outros Amarildos, aqui e pelo Brasil”, afirmou Elizabete.

O procurador do estado, Flávio Wileman, disse depois da audiencia que o julgamento foi histórico e o estado irá pesquisar sobre a possibilidade de entrar com recurso futuramente. "Foi um julgamento emblemático, histórico, bastante intenso. O estado recebe com muita tranquilidade e respeito o posicionamento do Tribunal de Justiça do Rio, mas vai avaliar os votos redigidos para estudar cabimento de recurso aos tribunais superiores”, explicou o procurador.

COMENTÁRIOS dos leitores