Ouvidoria apura morte de adolescente em abordagem da PM

Advogado alega que o jovem, de 15 anos, teria sido morto pelos policiais militares com base apenas em uma suposição de um motorista que suspeitou que seria assaltado

por Nataly Simões qua, 07/11/2018 - 12:57

A Ouvidoria da Polícia de São Paulo abriu um processo para apurar a morte do adolescente Vinicius Luiz da Silva Cruz, de 15 anos, ocorrida durante uma abordagem de policiais militares no bairro Jaraguá, na Zona Norte da capital.

O órgão também solicitou que a Corregedoria da Polícia Militar, o Ministério Público e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiguem ameaças sofridas por familiares do adolescente morto e de outro jovem detido na mesma abordagem. Daniel Mendes dos Santos, de 19 anos, também foi baleado pelos policiais e sobreviveu, mas foi preso de forma arbitrária, conforme avalia a Ouvidoria.

O advogado Ariel de Castro Alves, membro do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa), afirmou que parentes dos adolescentes denunciaram que foram ameaçados por PMs no dia do ocorrido e posteriormente.

Segundo Alves, o adolescente morto e a prisão do jovem ocorreram baseadas apenas em uma suposição de um motorista que acionou os PMs. “Tudo se deu a partir de uma denúncia feita para os policiais por um motorista de um veículo que supostamente teria pressentido que os dois jovens que estavam numa moto poderiam assaltá-lo”, explicou.

O documento foi encaminhado para a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ao Ministério Público e para a Corregedoria da PM.

COMENTÁRIOS dos leitores