Ninho de tartaruga eclode em praia de Paulista

Nascimento dos animais da espécie Pente foi acompanhado por cerca de 50 pessoas

sab, 23/03/2019 - 18:27
Divulgação/Francisco Marques/Prefeitura de Paulista Outros quatro ninhos ativos estão sendo acompanhados no município Divulgação/Francisco Marques/Prefeitura de Paulista

Cerca de 50 pessoas presenciaram, neste sábado (23), a eclosão de um ninho de tartaruga na Praia da Enseadinha, no bairro do Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo a prefeitura da cidade, 90 tartarugas da espécie Pente nasceram nesta manhã.

Outros quatro ninhos ativos estão sendo acompanhados no município, segundo Hebert Andrade, gestor ambiental de Paulista. "A partir da identificação dos pontos de desova, nós passamos a monitorar diariamente, durante à noite, os ninhos. O período de incubação das tartarugas dura entre 45 e 60 dias e elas levam em média 48h para saírem do local", ele explicou.

O trabalho de fiscalização faz parte do Projeto Municipal Praia Viva, que tem o intuito de garantir que os animais cheguem ao mar com segurança, evitando a interferência do homem (pescadores, banhistas, moradores) e dos predadores naturais. A população também ajuda no trabalho de monitoramento, informando os profissionais sobre o aparecimento de ninhos.

Com informações da assessoria

 

COMENTÁRIOS dos leitores