Saiba como evitar doenças de pele no outono
Médica dermatologista dá dicas de como cuidar de diferentes tipos de pele nessa estação do ano
No outono, os dias são mais frios e secos e as mudanças climáticas podem facilitar não só o aumento de alergias respiratórias, como também doenças relacionadas à pele. Por isso é preciso atenção redobrada.
A médica especialista em Dermatologia, Longevidade e Qualidade de Vida, Carla Góes, explica que no outono as pessoas devem se preocupar com a desidratação da pele e com as manchas solares, que são comuns em todas as épocas do ano.
"O BB Cream [tipo de creme] é uma boa opção, pois é um produto que já possui na sua formulação hidratante e filtro solar. E ele é ideal principalmente para pessoas que têm a pele mais sensível. Também é importante lavar o rosto com sabonete líquido ao acordar, mesmo que a pessoa não vá sair de casa", explica.
Para quem tem pele oleosa, a médica dermatologista indica o uso de uma esponjinha ao lavar o rosto aliado à realização de movimentos circulares. Já para as pessoas com pele seca, Carla recomenda o uso de loções de higienização em vez da lavagem com sabonete líquido.
"Se a pele seca for lavada com frequência no outono, ela vai ficar ainda mais seca. Para remover maquiagem, inclusive, as loções também são ideais para a pele seca", afirma
Carla alerta que a pele negra é mais sensível que a branca, o que exige mais cuidado. "Algumas pessoas negras ficam com a pele ainda mais seca nessa época, enquanto outras ficam com a pele mais oleosa e tendem a lavar várias vezes ao dia, a deixando mais sensível ainda. Dessa forma, a pele resseca e quem não sofreu com pigmentação durante o verão, pode ser que sogra agora", avalia.
Os pais também devem ter cuidado com o banho quente das crianças, assim como os idosos, pois a temperatura da água pode ressecar a pele. A médica dermatologista indica que nesses casos a melhor escolha é utilizar produtos mais naturais.
"Existem diversas marcas que fabricam produtos com componentes mais naturais, que não contenham derivados de produtos como o petróleo, por exemplo. Mas, sobretudo, o cuidado mai importantes que as pessoas devem ter com a pele nessa estação ainda é o uso do filtro solar", reforça.