PE: Barragem volta a acumular água após três anos

A Compesa já estuda retomar as operações na barragem e dessa forma abastecer 160 mil habitantes de Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una

por Victor Gouveia qui, 04/04/2019 - 11:52
Divulgação/Compesa Com a ampliação, o reservatório passa a atingir 11% a mais, em comparação com a antiga capacidade Divulgação/Compesa

A Barragem de Pedro Moura Jr., a maior do município de Belo Jardim, localizado no Agreste pernambucano, voltou a acumular água após três anos. Por conta das últimas chuvas na região, o reservatório - que faz parte do Sistema Adutor do Ipojuca - armazenou 10% da sua capacidade, equivalente a um volume de 3,5 milhões de m³ de água.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já estuda retomar as operações na barragem e dessa forma abastecer 160 mil habitantes de Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una. A companhia também finalizou a obra de ampliação do reservatório, realizada durante o período de seca.

Para realizar o serviço, foram investidos R$ 5 milhões do Orçamento Geral da União. Com a requalificação, a Pedro Moura Jr. passa a reter 35 milhões de m³ de água, o que representa um acréscimo de 11% da antiga capacidade. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores