Escola privada de SP pune 30 alunos por bullying
A decisão foi tomada pela instituição após a vítima ter abandonado a escola
Uma das escolas mais tradicionais de São Paulo, o colégio Santa Cruz, localizado no Alto de Pinheiros, na Zona Oeste, advertiu 24 alunos e suspendeu outros seis por bullying praticado durante um acampamento fora da cidade, que tinha como objetivo aproximar e promover a interação entre os estudantes. A decisão foi tomada pela instituição após a vítima ter abandonado a escola.
De acordo com a direção, um grupo de alunos do 3° ano do Ensino Médio ofendeu um colega com apelidos ofensivos e ainda usou camisetas com um dos apelidos. Os estudantes teriam confeccionado as roupas com a ofensa escrita em hebraico para que a vítima – que não é judia – não entendesse. Mas o aluno soube por meio de um colega que a palavra significava o apelido dado a ele pelos estudantes.
Em comunicado, a escola afirmou que após receber a denúncia da família da vítima imediatamente apurou os fatos e adotou medidas educativas com os estudantes diretamente envolvidos.
“O Santa Cruz prestou apoio ao aluno em foco e aos seus familiares, realizando intervenções e conversas também junto às famílias dos demais alunos implicados. O objetivo maior de nossa atuação é reforçar a incompatibilidade dos valores humanistas de nosso ideário com a intolerância, o desrespeito e a falta de diálogo", diz a nota.