São Paulo envia cães para ajudar buscas em Brumadinho

Canil dos bombeiros do estado é referência em localização de pessoas em desastres

por qua, 10/04/2019 - 18:25

Cães treinados dos bombeiros de São Paulo estão auxiliando as buscas por vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. Uma equipe com três bombeiros e dois cães será enviada na quinta-feira (11). O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais tem 15 cães, dos quais seis são treinados para busca de cadáveres. A tragédia ocorreu no dia 25 de janeiro e os animais já estão cansados. A missão dos cães paulistas é substituí-los até que estejam em condições de voltar a participar das buscas.  

“A ajuda de São Paulo com o envio de cães é de extrema importância na busca de corpos em locais onde não conseguimos visualizar”, explicou o 1° tenente Lucas Silva Costa, comandante do Pelotão de Busca e Salvamento com Cães de Minas Gerais.

 “A ação humana e a tecnologia não vencem a sensibilidade dos cães”, declara o tenente-coronel Marcelo César Carnevale, comandante do 1° Grupamento do Corpo de Bombeiros de São Paulo. A unidade abriga o canil da instituição, que tem oito cadelas treinadas das raças labrador e pastor belga malinois.

Além de São Paulo, auxiliam Brumadinho com o envio de cães unidades de bombeiros de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Até agora, 169 bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo já estiveram no local dando apoio aos trabalhos dos bombeiros de Minas.

COMENTÁRIOS dos leitores