Gato 'troca de sexo' em cirurgia de cálculo renal

A cirurgia incomum foi necessária para que o gatinho continuasse vivo e conseguisse urinar

por Victor Gouveia qua, 17/04/2019 - 09:47
Pixabay Após o procedimento, Piglet vai urinar como uma fêmea Pixabay

Um gatinho passou por um procedimento para a retirada do pênis, devido um cálculo renal que bloqueava a passagem de urina pela uretra, canal que ligação a bexiga ao pênis. Agora, o felino Piglet do condado de Cheshire, na Inglaterra, urina como uma fêmea.

A dona do gato Zoe Philpott declarou que apesar da mudança, continuará chamando-o pelo nome masculino. A veterinária responsável pela cirurgia incomum relatou que o procedimento, chamado de uretrostomia perineal, é "um pouco parecido com a redesignação de gênero". Com o método, a uretra do Piglet foi reconectada a um novo orifício, na altura do períneo, entre a genitália e o ânus. A nova abertura faz com que a urina seja liberada sem passar pelo bloqueio e será a saída de ejaculação do gato.

"A cirurgia envolveu tornar a anatomia mais feminina, então agora ele urina como uma menina. No geral, é um caso excepcional, mas que teve um resultado positivo. Quando Piglet chegou, ele tinha um cálculo alojado no final do pênis. Nós poderíamos ter sacrificado ele ou realizar uma cirurgia radical para remover o pênis, onde a pedra estava presa, porque não conseguimos eliminá-la das outras formas" contou a Dra. Sarah Bruce, que só havia realizado a cirurgia uma vez até então.

Conforme as informações do portal Extra, a veterinária comentou sobre a incidência de problemas renais em gatos e deixou um alerta. "Eu acho que vale a pena fazer uma conscientização sobre problemas de cálculo renal porque é muito comum em gatos machos. Eu alertaria os donos para levá-los correndo ao veterinário se eles apresentarem problemas para urinar, como a senhorita Philpott fez neste caso, porque pode acarretar problemas mais graves", finalizou.

COMENTÁRIOS dos leitores