Professor da Univeritas/UNG participa de Feira Literária

Autor dos livros “A Visita” e “Corpo Condenado”, o jornalista Alex Francisco participa de uma tarde de autógrafos e um bate papo sobre as obras

qua, 19/06/2019 - 16:34
Acervo pessoal O autor participa de uma tarde de autógrafos na Flisp e de um bate papo sobre as obras Acervo pessoal

O jornalista, escritor, dramaturgo e roteirista Alex Francisco, que é professor dos cursos de Comunicação Social e Fotografia da Univeritas/UNG, participa nesta quinta-feira (20) da Feira Literária Internacional de São Paulo (Flisp), na capital paulista. Durante o evento, que reúne mais de 130 escritores nacionais e internacionais, Alex irá autografar exemplares de suas obras, que já foram ambas adaptadas para o teatro e encenadas.

Sua trajetória na dramaturgia começa ainda na infância quando, aos 11 anos, foi convidado por uma professora para participar de uma peça de teatro da escola. Ao ler o roteiro, conta, teve vontade de escrever sua primeira peça teatral. “Quando criança a maior inspiração eram as novelas, o que eu assistia na TV, alguns poucos filmes. Ficava encantado com o que a TV mostrava, as histórias, os personagens. Era um encantamento meio irracional, acredito, pois de maneira natural comecei a escrever e querer ver as pessoas representando aqueles personagens, aquela história que eu havia pensado”, relembra. Sua primeira peça, “Os Deuses do Olimpo”, foi encenada em 2002, quando Alex tinha 14 anos. O enredo foi baseado em uma peça da escola.

Os livros “A Visita” e “Corpo Condenado” fazem parte da fase adulta do autor. “Nas duas obras passo a refletir sobre questões universais, como amor, dor, aceitação, o quanto nos preocupamos com o que os outros pensam, com os caminhos da vida, com nossas escolhas, em como reagimos a elas, com os pactos que fazemos, com as verdades e mentiras que contamos e vivemos, com nosso senso do que é certo e errado, com nossa humanidade, nosso egoísmo. Acredito que é essa imperfeição humana e a tentativa de viver com ela fica exposta nos personagens desses dois livros”, explica.

Serviço

Feira Literária Internacional de São Paulo (Flisp) 

Quando: 20 de junho às 15h

Onde: Teatro Ruth Escobar – Rua dos Ingleses, 209 – Bela Vista – SP

 

COMENTÁRIOS dos leitores